Resumo

Título do Artigo

O Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação Convertido a Polo de Economia Criativa: o olhar weberiano à luz do Modelo de Organização Multidimensional-Reflexiva (OMR)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Arranjo Produtivo Local.
Análise Organizacional.
Modelo Multidimensional-Reflexivo.

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Anderson Diego Farias da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus Recife
2 - Fernando Gomes de Paiva Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Osiris Luis da Cunha Fernandes
FACULDADE SANTA HELENA (FSH) - Departamento de Administração

Reumo

Os Arranjos Produtivos Locais são concebidos como ambientes dinâmicos onde agentes econômico-sociais e políticos interagem visando alcançar a vantagem competitiva. A perspectiva do tipo ideal é considerada basilar na doutrina epistemológica de Max Weber, fundamentando-se na necessidade do pesquisador se aproximar do fenômeno em análise. O modelo teórico-analítico de Organização Multidimensional-Reflexivo (OMR), visa investigar [novas] formatações estruturais e [re]configurações administrativas.
Este estudo terá como objetivo central analisar a formatação organizacional-administrativa do Arranjo Produtivo Local urbano de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa da Cidade do Recife (PE), denominado Porto Digital, e compreender como ocorre à manifestação da estrutura e do agente no processo de expansão do Porto Digital englobando o sistema tecnológico Portomídia, com base no Modelo Multidimensional-Reflexivo desenvolvido por Alves (2003).
A concepção do Tipo Ideal é considerada uma característica fundamental na construção da doutrina epistemológica de Max Weber, objetivando aproximar o pesquisador ao fenômeno em análise. O modelo de Organização Multidimensional-reflexivo (OMR) é constituído por meio da interação entre os tipos ideais pretendendo demonstrar a interação existente entre o indivíduo e o sistema-organização “como dimensões intrinsecamente ligadas e condicionadas reciprocamente”.
Para a concepção da presente pesquisa, foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo, no intuito de compreender como ocorre a manifestação da estrutura e do agente no processo de ampliação de um Arranjo Produtivo Local de TIC englobando um polo de economia criativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com atores sociais vinculados ao arranjo institucional, além da realização de análise documental, como procedimentos de coleta de dados.
Os resultados sugerem uma maior aproximação do novo sistema tecnológico Portomídia com o tipo-base do modelo multidimensional-reflexivo do tipo liberativo-transformador, pelo fato desse modelo emergente de organização possuir lideranças com traços carismáticos e do agente prevalecente na estrutura possuir a primazia.
Objetivando compreender a formatação organizacional-administrativa do APL Porto Digital aglutinando o sistema tecnológico Portomídia, admitimos as seguintes dimensões de análise: ambiente institucional, características estruturais, dispositivos de coordenação, características do agente principal e fluxos das atividades. O Portomídia se equipara ao tipo de organização liberativo-transformador, por possuir gestão patriarcal reformista com registros de liderança empresarial com traços carismáticos.
ALVES, S. A multidimensionalidade nas organizações empresariais... RAC, v. 8, n. 2, p. 71-93, 2004. ________. Racionalidade, Carisma e Tradição nas organizações empresariais contemporâneas. Recife: Edufpe, 2003. RAMOS, Guerreiro. A sociologia de Max Weber: sua importância para a teoria e a prática da administração. RSPB, 57 (2): 267-282 Abr/Jun, 2006. WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo, São Paulo: Pioneira, 1985. __________. Economia e Sociedade. v.2. Brasília: UnB, 1999.