Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL SOBRE O COMPROMETIMENTO E A SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES DO SETOR BANCÁRIO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cultura
Comprometimento
Satisfação

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Caroline Rohenkohl Santos Penna de Carvalho
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - Salvador
2 - Miguel Angel Rivera Castro
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - mestrado em administração
3 - Lindomar Pinto da Silva
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - UNIfacs salvador PPGA Mestrado em administração
4 - LEONARDO OLIVEIRA PENNA DE CARVALHO
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - Salvador

Reumo

Estudos têm buscado encontrar uma relação entre os valores culturais ou tipos de cultura que influenciam os níveis de comprometimento e satisfação dos trabalhadores. Estas pesquisas vêm apontando na direção de que diferentes culturas organizacionais tendem a desenvolver diferentes tipos de comprometimento nos trabalhadores, mostrando que a cultura tem uma relação positiva com o comprometimento dos funcionários, ajudando a elevar os níveis de satisfação.
Estudos apontam que existem relações importantes entre estes conceitos, o que estimula a realização de outras pesquisas, em contextos diferentes dos que foram utilizados nas pesquisas anteriores como forma de aprofundar a descoberta de novos elementos desta relação. E é neste sentido que este trabalho se justifica e traz como objetivo investigar a relação entre estes construtos, tendo como locus da pesquisa os empregados de uma organização bancária brasileira.
O referencial teórico engloba os contrutos cultura organizacional, satisfação e comprometimento. Cameron e Quinn (2006) desenvolveram uma estrutura na qual apresentam os tipos de cultura: clã, adhocracia, hierarquia e mercado. O modelo de Comprometimento organizacional de Meyer e Allen (1991) apresenta as dimensões: afetiva, instrumental e normativa. A satisfação no trabalho será apresentada a partir aspectos do trabalho, referentes a recompensa, relacionamento e natureza do trabalho.
A pesquisa utiliza a abordagem quantitativa com aplicação da análise fatorial e regressão multivariada, visando verificar como se comporta a relação entre os tipos de cultura organizacional, em função da satisfação, dimensões relacionamento, recompensa e natureza do trabalho, e comprometimento, nas dimensões afetivo, normativo e instrumental. Os dados utilizados no presente estudo são provenientes de 1.735 questionários aplicados a bancários dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
A variável Comprometimento apresentou valor alfa de 0,79, a Satisfação apresentou alfa de cronbach 0,86 e as variáveis Cultura Clã e Adhocracia apresentaram os maiores alfas entre as variáveis independentes 0,80 e ,071, respectivamente. Os resultados apontaram para uma relação mais significativa entre as Culturas Clã e Hierarquia com as variáveis estudadas, ao passo que a Cultura de Mercado apresentou relação menos significativa.
Verificar a relação entre a Cultura Organizacional, o Comprometimento e a Satisfação no trabalho amplia o campo de investigação e contribui para novas discussões sobre o comportamento organizacional. Conhecer os fatores que geram a satisfação e o comprometimento do empregado é fundamental para crescimento e sucesso da organização.
ALVI, H. A;HANIF, M.;ADIL, M.S.;AHMED, R.R.;VVEINHARDT, J. Impact of Organizational Culture on Organizational Commitment and Job Satisfaction. European Journal of Business and Management. v.6, n.27. 2014. CAMERON,K.S.;QUINN, R.E. Diagnosing and Changing Organizational Culture – Based on The Competing Values Framework. San Francisco, CA: Published by Jossey-Bass. 2006.