Resumo

Título do Artigo

Proposta de um modelo teórico dos quatro tipos do uso do sistema de mensuração de desempenho, ambidestria e desempenho organizacional
Abrir Arquivo

Palavras Chave

ambidestria
desempenho
uso

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - Elizandra Severgnini
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - PCO - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

Neste trabalho, o uso do SMD é reflexo dos quatro tipos de Henri (2006b), sendo: monitoramento, atenção focada, tomada de decisão estratégica e legitimação. Esses quatro tipos de uso tendem a elevar a dualidade de exploration e exploitation da ambidestria (March, 1991; He & Wong, 2004; Hill & Birkinshaw, 2012), a qual, por sua vez, melhora o nível de desempenho organizacional (Junni et al, 2013).Especificamente, primeiro sugere-se que o uso do SMD para monitoramento tende a associar-se com a ambidestria positivamente quando o monitoramento é por comportamento e por resultado
O objetivo principal do trabalho é sugerir um modelo teórico da ambidestria organizacional. Especificamente, o objetivo do trabalho é via modelo teórico propor (i) a influência da ambidestria organizacional (ex. exploitation e exploration) e dos quatro tipos de uso do SMD (ex. monitoramento, atenção focada, tomada de decisão estratégica, legitimação, incentivos e valorização humana) no desempenho organizacional, (ii) propor a influência dos quatro tipos de uso do SMD (ex. monitoramento, atenção focada, tomada de decisão estratégica, legitimação, incentivos e valorização humana) na ambidestria
Acredita-se que o uso de um sistema de mensuração de desempenho a fim de monitorar o comportamento relacione-se com a dimensão de exploration da ambidestria organizacional (O’Reilly & Tushman, 2013) e o monitoramento por resultado associa-se à exploitation (Govindarajan & Fisher, 1990). Entende-se que a discussão acerca do uso do SMD como direcionador da atenção em determinados pontos entrelaça-se na ambidestria organizacional por meio dos seguintes mecanismos: (i) gerenciamento das informações (Simons, 1991), (ii) processo cognitivo e (iii) definição da estratégia (Simons, 1991)
A organização da coerência dos pressupostos aqui descritos consolidou-se por intermédio da citação de artigos compreendidos no Social Sciences Citation Index (SSCI). Desta forma, dentro desta base de dados, a autora procurou os periódicos que possuíam o maior fator de impacto e que lidaram com os temas uso do SMD, ambidestria e desempenho organizacional. Estes periódicos citados publicaram pesquisas e estudos teóricos que abrangiam o uso da ambidestria organizacional, as dimensões de exploitaiton e exploration, o uso do SMD e o sistema de controle gerencial.
Foi possível sugerir sete hipóteses de pesquisa neste trabalho conceitual, para que futuros estudos possam desenvolver. H1: Há uma relação positiva entre uso dos sistemas de mensuração de desempenho para monitorar resultados com exploitation e monitorar comportamentos com o exploration, dimensões da ambidestria organizacional. H2: O uso dos sistemas de mensuração de desempenho, com o objetivo de focar a atenção está relacionado de forma positiva com as dimensões de exploitation e exploration da ambidestria organizacional. Demais são apresentadas no artigo.
Considerando tais elementos, este trabalho parte do princípio que o uso do SMD influencia a ambidestria organizacional e, consequentemente, o desempenho organizacional. A proposta de ampliar a discussão da ambidestria do campo organizacional (Gibson & Birkinshaw, 2004) para a esfera da Contabilidade, associando-a ao sistema de controle gerencial é embasada em Simons (2010).
Dimaggio, P. J., & Powell, W W. (1983). The iron cage revisited: Institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, 48: 147-160. Duncan, R. B. (1976). The ambidextrous organization: Designing dual structures for innovation. The management of organization, 1, 167-188. Gibson, C. B., & Birkinshaw, J. (2004). The antecedents, consequences, and mediating role of organizational ambidexterity. Academy of management Journal, 47(2), 209-226.