Resumo

Título do Artigo

Tecnologias e sistemas de informação na gestão da cadeia de suprimentos de serviços: um levantamento bibliográfico
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão da Cadeia de Suprimentos
Tecnologias e sistemas de informação
Operações de Serviço

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Elton Luis Morato
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ
2 - Catarina Barbosa Careta
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ)

Reumo

A gestão da cadeia de suprimentos é apontada como fonte de vantagem competitividade sustentável para as organizações, ao enfatizar o relacionamento estratégico com fornecedores e consumidores. Contudo é necessário destacar que, enquanto cadeias de suprimento que operam na manufatura têm recebido crescente atenção em termos de seu gerenciamento estratégico, as cadeias de suprimento que atuam em operações de serviço ainda são tratadas de forma incipiente.
Dentro desse contexto, em que se identifica a oportunidade de implementação e contribuição da tecnologia da informação na gestão da cadeia de suprimentos de operações de serviço e emerge como problemática a incipiência de estruturação do tema junto à literatura, apresenta-se o presente artigo que tem como objetivo identificar, por meio de um levantamento bibliográfico, as atuais práticas e as oportunidades de uso de tecnologias e sistemas de informação na gestão da cadeia de suprimentos de operações de serviço.
Os primeiros trabalhos sobre gestão da cadeia de suprimentos foram publicados nos anos de 1990. Contudo, o tema tecnologias para a gestão da cadeia de suprimentos começou a ser explorado apenas na metade da década, com os trabalhos de Holland (1995) e Hewitt (1999), que tinham como objetivo introduzir o debate a respeito da importância da informação na coordenação de cadeias de suprimentos. Estudos com maior detalhamento das tecnologias a serem empregados na gestão da cadeia de suprimentos foram publicados somente na década seguinte, por Gunasekaran, Ngai e McGaughey (2006).
Para atingir o objetivo proposto, foi iniciado um esforço de pesquisa nas duas principais bases de periódicos acadêmicos internacionais: Scopus e Web of Science. Em ambas foram utilizadas as palavras-chaves system information, logistics e service management, contidas no título, resumo e/ou palavras-chave dos documentos que estavam sendo procurados. Objetivando encontrar os assuntos mais recentes, o ultimo filtro foi a data de publicação, apenas nos interessando do período que abarca 2010 até 2015.
Organizou-se o desenvolvimento da análise bibliométrica, com a caracterização da quantidade e ano de divulgação das publicações analisadas. Na análise de conteúdo levou-se em consideração duas categorias: as principais tecnologias encontradas e os principais segmentos de serviço em que foi aplicada a tecnologia da informação.
A presente pesquisa apresentou uma sistematização do estado da arte sobre tecnologia da informação na gestão da cadeia de suprimentos de operações de serviço. Os resultados obtidos indicam que a temática é passível de um maior aprofundamento por parte de pesquisadores e praticantes da gestão da cadeia de suprimentos.
ALBERTIN, A. L.; ALBERTIN, R. M. M. Dimensões do uso de tecnologia da informação: um instrumento de diagnóstico e análise. Revista de Administração Pública, v. 46, n. 1, p. 125-151, 2012. BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Logística Empresarial 5. ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2007. BOWERSOX, D., CLOSS, D.; COOPER, M. Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.