Resumo

Título do Artigo

GESTÃO COLABORATIVA EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS: UM ESTUDO MULTICASOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cadeia de Suprimentos
Gestão Colaborativa
Gestão Colaborativa em Cadeias de Suprimentos

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Valdir Antonio Vitorino Filho
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - São Paulo
2 - Silvio R. I. Pires
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP) - Programa de Pós Graduação em Administração
3 - Mauro Vivaldini
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP) - Piracicaba
4 - Roberto Giro Moori
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA - CCSA - Administração

Reumo

A gestão colaborativa em cadeias de suprimentos pode ser entendida como duas ou mais empresas que compartilhem responsabilidades, planejamento, execução e os resultados advindos da cadeia de suprimentos. A gestão colaborativa é comumente praticada com o intuito de obtenção e vantagem competitiva em seus respectivos mercados de atuação.
O objetivo desta pesquisa é analisar a prática de gestão colaborativa em cadeias de suprimentos através de um estudo multicasos. A pergunta problema deste estudo relaciona-se com o objetivo da pesquisa, de forma a responder a seguinte indagação “qual a importância da gestão colaborativa em cadeias de suprimentos?”.
Como as principais contribuições e apontamentos teóricos sobre a gestão colaborativa em SC, pode-se destacar os seguintes aspectos: a compreensão e integração entre fornecedores e clientes; a compreensão do grau de integração que a parceria possui; o alcance de uma eficaz gestão da demanda, atendimento de pedidos, fluxo de manufatura e desenvolvimento de produtos; a redução de custos e melhora na qualidade dos produtos e serviços finais.
A pesquisa pode ser classificada como exploratória e qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas, com análise de respostas espontâneas e estimuladas, para identificação dos principais fatores envolvendo a importância da gestão colaborativa para as empresas. O estudo multicasos envolveu quatro empresas, dos segmentos de serviços de informação, defensivos agrícolas, sistemas de monitoramento e rompedores hidráulicos localizadas no Estado de São Paulo.
Os principais resultados obtidos na parte empírica apontam que a gestão colaborativa em cadeias de suprimentos pode proporcionar as empresas: aumento na produtividade, redução de custos logísticos e de produção, otimização dos processos, melhora na qualidade dos produtos e serviços finais, e melhor desempenho financeiro.
No que diz respeitos as principais considerações advindas dos estudos de casos, ressaltam-se aumento na produtividade, redução de custos logísticos e de produção, otimização dos processos, melhora na qualidade dos produtos e serviços finais, e melhor desempenho financeiro. Por outro lado, há variáveis em que as empresas ainda podem avançar, como: o compartilhamento de dados estratégicos e maior flexibilidade nos processos de produção e logísticos.
COX, A. The art of possible: Relationship management in power regimes and supply chains. Supply Chain Management: An International Journal, v. 9, n. 5, p. 346-356, 2004. SAHAY, B. S. Supply chain collaboration: The key to value creation. Work Study, v. 52, n. 1, p.76-83, 2003. SIMATUPANG, T. M.; WRIGHT, A. C.; SRIDHARAN, R. Applying the theory of constraints to supply chain collaboration. Supply Chain Management: An International Journal, v. 9, n. 1, p. 57-70, 2004.