Resumo

Título do Artigo

DESEMPENHO DA INOVAÇÃO DE PRODUTO: ANÁLISE DE MEDIDAS E ESCALAS DE MENSURAÇÃO
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Palavras Chave

Desempenho da Inovação de Produto
Escala de Mensuração
Setor Industrial

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão de Programas e Projetos

Autores

Nome
1 - NILVANE BOEHM MANTHEY
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Departamento de Administração Empresarial

Reumo

Inovação de produtos é identificada como a chave para a diferenciação das organizações, pois desempenho superior pode ser alcançado quando as organizações engajam-se a uma gama de atividades voltadas à inovação. Para que se alcance desejável desempenho da inovação, as organizações precisam desenvolver a compreensão da dinâmica da inovação e, sobretudo conhecer formas e procedimentos para medir o desempenho da inovação.
A mensuração do desempenho da inovação de produtos desenvolveu-se considerando diversas medidas, tornando-se um desafio (HANNACHI, 2015). Desempenho da inovação de produto tem sido mensurado tanto por intermédio de seus inputs quanto de seus outputs, envolvendo tanto a captação de dados objetivos quanto dados subjetivos. O objetivo deste trabalho é identificar as medidas de mensuração de desempenho da inovação de produto bem como analisar as escalas de mensuração aplicadas.
Desempenho da inovação de produto é definido como os resultados financeiros e não-financeiros dos esforços de inovação em produto realizado pelas organizações (JULIENTI; BAKAR; HAMAD, 2010), sendo tradicionalmente empregado como variável dependente (KEUPP et al., 2011). As mensurações derivaram dos estudos de desempenho de novos produtos (GRIFFIN; PAGE, 1993) e de desempenho da inovação (OECD-EUROSTAT, 1997). Autores apontam a insuficiência em aplica a medida objetiva financeira para mensurar desempenho da inovação de produto (GRIFFIN; PAGE, 1993; HANACHI, 2015).
De caráter exploratório e qualitativo descritivo, o método de investigação foi o de revisão bibliográfica sistemática. Desenvolveu-se com a procura de artigos nas bases de dados presentes nos Periódicos Capes no período entre 1990 e 2015, utilizando-se como pesquisa a palavra “product innovation performance”. Desenvolveu-se a análise de citações com a finalidade de visualizar a similaridade de assunto entre os citados.
Resultou-se em 29 artigos que medem subjetivamente o desempenho da inovação de produto, 27 artigos que medem objetivamente o desempenho da inovação de produto. Quanto as medidas objetivas, ressaltou-se que cada autor utiliza um número de medidas considerando os objetivos e o objeto de pesquisa. Quanto as medidas subjetivas evidenciou-se a utilização de seis escalas que oram replicadas por outros estudos, e que entre as escalas encontram-se diferenças conceituais bem como diferenças sobre quais itens adotar e como agrupá-los.
Evidenciou-se crescente pesquisa sobre o desempenho da inovação de produto. Quanto às medidas quantitativas, observou-se que adotam além de medidas de rentabilidade, medidas para verificar a participação no mercado, o desempenho das vendas, da produção e o grau de inovação, com adoção de diferentes proxys para mensurar cada uma. Quanto às medidas qualitativas identificou-se seis escalas e as diferenças na constituição destas (conceituais e de agrupamento das dimensões). Mediante análise de citações, verificou-se que embora os estudos sobre desempenho da inovação, desempenho de novos produtos e
GRIFFIN, A., AND PAGE, A. L. An Interim Report on Measuring Development Success and Failure. Journal of Product Innovation Management 10: 291–308, 1993. JULIENTI, L.; BAKAR, A.; AHMAD, H. Assessing the relationship between firm resources and product innovation performance. Business Process Management Journal, v.16, 420 – 435, 2010. KEUPP, M. M.; PALMIÉ, M.; GASSMANN, O. The Strategic Management of Innovation: a Systematic Review and Paths for Future Research. International Journal of Management Reviews, v.14, 367-390, 2011. HANACHI, Y. Development and Validation of a Measure for Product Innova