Resumo

Título do Artigo

QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS E DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO: UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Qualidade da Informação Contábil
Desempenho Econômico-financeiro
Empresas de Capital Aberto

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Samuel Haag
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Moacir Manoel Rodrigues Junior
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

O comportamento das informações contábeis é de crescente relevância para as partes interessadas, exigindo da contabilidade algumas características que sejam verificáveis e confiáveis (BALL; WATTS, 1972). A qualidade da informação contábil evidencia essas características verificáveis e confiáveis para investigação, assim como os indicadores econômico-financeiros investigam o desempenho das empresas, cada um desses dois grupos fornece informações vaiosas dentro da sua respectiva área, no entanto, a relação entre essas métricas é uma lacuna ainda a ser preenchida na literatura.
Relacionar a qualidade da informação contábil, mensurada em seus múltiplos aspectos, com o desempenho econômico-financeiro das empresas é de grande importância para a literatura e de interesse comum em diversas partes envolvidas. Assim, o objetivo da pesquisa busca preencher esta lacuna respondendo a seguinte questão de pesquisa: Qual é a interação entre as métricas de qualidade da informação contábil com o desempenho econômico-financeiro das empresas brasileiras? Deixa-se claro também que o objetivo da pesquisa é verificar o nível de interação entre os grupos mencionados.
Considerando a perspectiva do impacto dos indicadores de qualidade da informação contábil sobre o desempenho econômico-financeiro das empresas, a fundamentação teórica destina-se a apresentar a discussão referentes a estas métricas. Optou-se por discutir as métricas de qualidade da informação contábil, visto que a literatura de desempenho econômico-financeiro é amplamente discutida no meio acadêmico. A fundamentação teórica ficou dividida em três tópicos: Conservadorismo e Oportunidade (BASU, 1997), Gerenciamento de Resultados (JONES, 1991) e Relevância da Informação Contábil (OHLSON, 1995).
Esta pesquisa se classifica como descritiva, documental e com abordagem quantitativa. A população analisada corresponde as empresas pertencentes a BM&FBovespa, onde selecionou-se a amostra mediante a disponibilidade do banco de dados Thomson®, sendo excluídas empresas financeiras e as que não possuíam as informações necessárias disponíveis. A amostra totalizou 294 empresas, correspondendo a 65% da população. A análise das variáveis é realizada por meio da técnica de agrupamento (clusters), que interliga as amostras conforme suas características numéricas.
Os resultados demonstraram que: (a) a eficiência dos ativos está associada com a relevância e com o conservadorismo; e (b) a composição do endividamento está associada com o gerenciamento de resultados e com a oportunidade. Demonstrando que a eficiência em relação aos ativos tem influência na percepção das partes interessadas sobre o desempenho futuro da empresa e ao reconhecimento das despesas antes dos ganhos. O segundo achado remete as dívidas da empresa, nas quais o gerenciamento de resultados são divulgados rapidamente para as partes interessadas e para se beneficiar de impostos e outros.
Os resultados indicaram que a eficiência dos ativos associa-se a relevância da informação contábil e ao conservadorismo, e a composição do endividamento associa-se com o gerenciamento de resultados e a oportunidade da informação contábil. É importante destacar este agrupamento e perceber que as empresas possuem maior receio e maior preocupação com as informações que descrevem seus ativos implicando na preocupação do que a empresa possui. Ao gerenciamento de resultados e na oportunidade a relação é guardada com a dívida, analistas destacam que as oportunidades se relacionam a estes aspectos.
BALL, Ray; WATTS, Ross. Some time series properties of accounting income. The Journal of Finance, v. 27, n. 3, p. 663-681, 1972. BASU. Sudipta. The conservatism principle and the asymmetric timeliness of earnings. Journal of Accounting and Economics. Vol. 24: pp. 3-37. 1997. JONES, Jennifer J. Earnings management during import relief investigations.Journal of accounting research, p. 193-228, 1991. OHLSON, James A. Earnings, book values, and dividends in equity valuation*. Contemporary accounting research, v. 11, n. 2, p. 661-687, 1995.