Resumo

Título do Artigo

Mecanismos de Transferência de Conhecimento na Colaboração Universidade-Empresa: Uma Meta- Síntese
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Transferência de conhecimento
Colaboração universidade-empresa
Mecanismos de transferência de conhecimento

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Cooperação Tecnológica e Inovação Aberta

Autores

Nome
1 - Thálita Anny Estefanuto Orsiolli
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba - Campus Jardim Botânico
2 - Andréa Paula Segatto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Discussões acerca do conhecimento nas organizações têm sido associadas ao desenvolvimento e criação de inovações e tecnologias. Nesse sentido, conhecimento extrínseco a empresa, pode estimular sua mudança e melhoria e podem ser buscados nas universidades para possibilitar a geração de produtos e processos inovadores. A colaboração entre universidades e empresas envolve a transferência conhecimentos entre esses atores utilizando mecanismos de transferência que contribuem para a efetividade do processo.
Este estudo realiza uma meta-síntese que tem por objetivo compreender como e quais mecanismos de transferência atuam na transferência de conhecimento universidade-empresa (U-E), tendo em vista que o entendimento desses mecanismos pode possibilitar melhor compreensão sobre o fluxo de conhecimento nesse contexto. Para isso, utilizou-se dos preceitos e passos para a condução da meta-síntese propostos por Hoon (2013) para estudos de caso qualitativos.
Para o desenvolvimento deste artigo, foi abordada a transferência de conhecimento na colaboração universidade-empresa, trazendo a ideia de que mudanças na base do conhecimento estimulam a transferência de conhecimento entre esses atores (SCHOFIELD, 2013). Nesse contexto, também foi abordado os mecanismos de transferência de conhecimento que representam o modo como a transferência é realizada, e contribuem para que transferência de conhecimento se concretize (ROSSI, 2010).
Para cumprir os pressupostos da meta-síntese e atender o objetivo deste estudo, seguiu-se os oito passos estabelecidos por Hoon (2013). Foi realizada busca de artigos científicos em janeiro de 2016, em três sítios eletrônicos de dados utilizando os termos “knowledge transfer” AND “university industry collaboration”. Seguindo os critérios de inclusão ou exclusão estabelecidos, foram obtidos 5 estudos de caso qualitativos para serem analisados e submetidos às analises posteriores.
A partir da síntese de evidências levantadas nas análises realizadas, bem como na elaboração da rede meta-causa, foi possível propor o conceito de mecanismos de confluência para diminuir as barreiras de transferência e as interferências advindas do ambiente. A proposta do conceito envolve a ideia de que tais mecanismos buscam interligar os fatores de envolvimento mútuo, aqueles que abarcam tanto o contexto da universidade quanto o da empresa, bem como os resultados obtidos por meio do trabalho conjunto e atores que representam ambas as partes (pesquisadores, doutores, cientistas e gestores).
A partir das análises e rede meta-causal desenvolvidas neste artigo com base nos preceitos de Hoon (2013), foi possível propor o conceito de mecanismos de confluência, com a ideia de que fatores que demonstram a bilateralidade no processo de transferência de conhecimento na colaboração universidade-empresa poderiam ser condensados nesse tipo de mecanismo. A relevância prática se dá ao possibilitar que estudos futuros sejam realizados utilizando o conceito de mecanismos de confluência para revisões sistemáticas e confirmação do conceito proposto, bem como para investigações empíricas
HOON, C. Meta-Synthesis of Qualitative Case Studies An Approach to Theory Building. Organizational Research Methods, v. 16, n. 4, p. 522-556, 2013. ROSSI, F. The governance of university-industry knowledge transfer. European Journal of Innovation Management, v. 13, n. 2, p. 155-171, 2010. SCHOFIELD, T. Critical success factors for knowledge transfer collaborations between university and industry. Journal of Research Administration, v. 44, n. 2, p. 38, 2013.