Resumo

Título do Artigo

Ficar ou sair: avaliando a compatibilidade com a organização mediante realização de valores pessoais
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Compatibilidade indivíduo-organização percebida
Realização de valores pessoais no ambiente
Intenção de saída

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Leonardo Blanco dos Santos
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
2 - Silvia Marcia Russi De Domenico
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Reumo

A saída voluntária, que ocorre quando profissionais decidem deixar a organização em que trabalham, gera custos para a organização e para eles próprios. Uma série de variáveis influencia a saída da organização, sendo a intenção de saída (IS) o preditor mais forte. No presente estudo, considerando-se a importância de valores para os estudos em compatibilidade P-O, propõe-se Realização de Valores Pessoais no ambiente organizacional (RVP) como um conteúdo de compatibilidade P-O percebida.
O problema de pesquisa deste estudo é assim redigido: A percepção de realização de valores pessoais no ambiente organizacional influencia na intenção do indivíduo em sair da organização em que trabalha? O objetivo geral desta pesquisa consiste em verificar se a percepção de realização de valores pessoais no ambiente organizacional influencia na intenção de saída da organização.
Com apoio na teoria ASA (SCHNEIDER, 1987; SCHNEIDER et al., 1995) e na definição de valores pessoais como metas motivacionais (SCHWARTZ, 1992), propõe-se que os indivíduos se percebem compatíveis com as organizações quando eles percebem realizar seus valores no ambiente organizacional.
O instrumento de pesquisa, composto por questionários para mensurar RVP, intenção de saída e questões sociodemográficas e funcionais, foi aplicado online, obtendo resposta de 553 participantes que trabalhavam em organizações no Brasil. Os dados foram tratados por meio de técnicas estatísticas como análise fatorial confirmatória (VP e RVP) e exploratória (IS), correlações e modelagem de equações estruturais.
Verificou-se que as percepções de realização de valores de Abertura a mudança e de Autopromoção no ambiente organizacional exercem influência em intenção de saída desse ambiente, assim como o fato dos participantes terem ou não dependentes, o nível do cargo e o nível de escolaridade.
Este estudo contribui para a literatura em compatibilidade P-O percebida, identificando um de seus conteúdos – RVP, bem como para a literatura em RVP, inserindo-o no campo dos estudos sobre compatibilidade P-O; desenvolvendo um novo questionário para a sua mensuração, com base na teoria refinada de valores pessoais de Schwartz et al. (2012); e, investigando a influência de RVP em intenção de saída.
MAURINO, S. M.; DOMENICO, S. M. R. Realização de valores pessoais no ambiente organizacional (RVP): olhando as relações entre indivíduos e organização para além dos valores pessoais. Revista de Administração Mackenzie, v. 13, n. 3, p. 177-213, 2012. SCHNEIDER, B. The people make the place. Personnel Psychology, v. 40, n. 3, p. 437-453, 1987.