Resumo

Título do Artigo

As Diferenças Individuais e o Discurso Pedagógico, à luz da Análise de Cinco Filmes*
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Diferenças Individuais
Discurso Pedagógico
Análise Fílmica

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Nildes Raimunda Pitombo Leite
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Campus Osasco
2 - ana paula dos santos gardini
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - memorial

Reumo

A utilização de filmes apresenta-se como oportuna nesta pesquisa, pois, na academia nota-se um crescimento gradual em tordo dos estudos observacionais envolvendo análise fílmica. As temáticas deste artigo são as diferenças individuais e o discurso pedagógico, à luz da análise de cinco filmes, como parte de um projeto de apropriação da linguagem fílmica no processo de ensino-aprendizagem em Administração.
Partindo-se da consideração de que a aproximação dos filmes com a realidade, por intermédio da linguagem fílmica, e a influência que os docentes exercem na preparação dos discentes, o objetivo deste artigo é investigar como são tratadas as diferenças individuais com base nos discursos pedagógicos dos cinco filmes escolhidos. Espera-se, com essa investigação, poder contribuir para a revitalização do processo de ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração.
Para o discurso pedagógico fazem-se necessárias ser tratadas as diferenças individuais no processo de ensino aprendizagem. Libâneio (2012) afirma se preciso considerar que a formação cultural e científica se destina a sujeitos diferentes tanto enquanto pessoa humanas como nas condições educativas. No que tange o discurso pedagógico, Blasco (2006) diz que os interlocutores devem buscar um discurso menos polêmico.
Inicia-se o trato dos aspectos metodológicos desta pesquisa considerando a abordagem de pesquisa, estudos observacionais, método fenomenológico e análise fílmica estão alinhados para cinco filmes em suas totalidades: ‘Meu Mestre’, ‘Vem Dançar’, ‘Entre os Muros da Escola’, ‘Educação’ e ‘Uma Professora Muito Maluquinha’. Utilizou-se como estratégia de coleta de dados a observação indireta, não-participante, indicada por Denzin (2004) para filmes, analisados por meio da fundamentação das proposições teóricas, com base em Yin (2010).
Com base na análise das cenas registradas no protocolo de pesquisa, foi possível a identificação de evidências de elementos das diferenças individuais com base nos discursos pedagógicos dos cinco filmes escolhidos. Dos cinco filmes analisados somente em dois houve ausência dos desafios de cada proposição teórica escolhida para este artigo.
Conclui-se, pela análise fílmica realizada que houve identificação de evidências, em todos os cinco filmes, do longo caminho ainda a ser percorrido para que as diferenças individuais e o discurso pedagógico possam ser reconhecidos como promotores de um processo salutar e revitalizador de ensino-aprendizagem, considerando-se a perspectiva de utilização desses lócus de pesquisa como próximos da realidade social.
ALMEIDA, M. J. P. M. Discurso pedagógico e formação de professores das ciências da natureza: foco no professor de física. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 29-41, 2012. BLASCO, G. P. Educação da afetividade através do cinema. Curitiba: Instituo de Ensino e Fomento, 2006. LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, p. 13-28. São Paulo: 2012.