Resumo

Título do Artigo

Sem grana o turista vai para o Brejo?

Palavras Chave

Turismo
Brejo paraibano
Rota cultural

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Fabiana Gama de Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração
2 - Thiago Assunção de Moraes
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O caso relata a situação vivenciada pelo Fórum Regional do Turismo Sustentável do Brejo Paraibano diante do fato do governo estadual não patrocinar a Rota Cultural Caminhos do Frio no ano de 2015. O Brejo paraibano é uma região com clima serrano no interior do estado da Paraíba, que vem se tornando um destino turístico competitivo. A região conta com o Fórum, uma instância de governança cujo intuito é promover o turismo na região. Assim, o dilema trata de como o Fórum teria que lidar com a adversidade de não haver aporte financeiro para o evento por parte do governo estadual.
Espera-se que o estudante, ao ler, analisar e discutir o caso, desenvolva a capacidade de avaliar situações complexas da gestão do turismo – envolvendo diferentes atores, como governos, órgãos públicos, sociedade, setor privado, associações – e formule alternativas de ação pesando os prós e contras em diversos aspectos, levando em consideração as consequências de cada decisão para os diferentes envolvidos.
O caso é real, e os dados do caso são oriundos de dados primários, a partir de entrevistas e observações em campo, além de dados secundários oriundos de sites de prefeituras e governo, Sebrae, atas das reuniões do Fórum e trabalhos científicos.
O caso pode ser utilizado em disciplinas dos cursos de Administração, Turismo e de Gestão Pública que discutam um ou mais dos seguintes temas: • Planejamento do turismo (em circuitos turísticos regionais) • Regionalização do turismo • Turismo e desenvolvimento local e regional • Marketing turístico • Marketing de lugares
BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac São Paulo, 1997. BENI, Mário Carlos. Política e planejamento de turismo no Brasil. São Paulo: Aleph, 2006. BRASIL, Ministério do Turismo. Módulo Operacional 3: Institucionalização da Instância de Governança Regional. Brasília: MTur, 2007. SCÓTOLO, D.; PANOSSO NETTO, A. Contribuições do turismo para o desenvolvimento local. Cultur, v. 9, n. 1, 2015. TOMAZZONI, E. L. Turismo e desenvolvimento regional: dimensões, elementos e indicadores. Educs, 2009.