Resumo

Título do Artigo

A ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES A PARTIR DA GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA (GIDE): UM ESTUDO EM UNIDADE ESCOLAR PÚBLICA NA REGIÃO SUL FLUMINENSE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

organizações escolares
gestão escolar
Gestão Integrada da Escola

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Ellen Oliveira de Menezes
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropédica
2 - Janaína Machado Simões
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu

Reumo

As organizações escolares se diferem devido seu contexto educacional, pois a escola continua sendo o eixo central para a prática pedagógica entre docentes e discentes. Além do processo ensino-aprendizagem, dimensões como a gestão estão em voga na perspectiva educativa. Assim, as políticas públicas educacionais constituem o marco legal e traçam diretrizes para a administração escolar. Atualmente, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro propõe às organizações escolares a implantação de um modelo da Gestão Integrada da Escola (GIDE), que busca o acompanhamento da gestão e de metas.
Nas últimas décadas, várias políticas públicas educacionais foram instituídas, visando à gestão focada nos resultados. Dentre elas, destaca-se a Gestão Integrada da Escola, implementada pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro em suas Unidades Escolares a partir de 2011. Desta forma, a presente pesquisa possui como cerne o processo de implantação deste modelo de gestão, tendo como objetivo geral analisar como ocorre a administração de uma organização escolar a partir da GIDE em uma Unidade Escolar pública do Estado do Rio de Janeiro.
Ao conceituar organização escolar, Lück (2011) afirma que a escola representa bem mais que sua estrutura física e suas condições materiais e recursos de funcionamento. Segundo a autora, a organização escolar não é somente um lugar no qual, currículos são desenvolvidos, questões técnicas administrativas e pedagógicas são propostas e um conjunto de espaços onde aulas são ministradas. Nessa perspectiva, a organização e os processos de gestão assumem posturas diferenciadas, seguindo a realidade de cada organização escolar (LIBÂNEO; OLIVEIRA; TOSCHI, 2012). .
A presente pesquisa possui caráter qualitativo.Assim, como unidade de análise, que “referem-se às unidades de observação, a respeito das quais as inferências serão feitas” (VIEIRA, 2004, p. 14), será uma unidade escolar estadual localizada no município de Pinheiral – RJ. No ano de 2014 a unidade escolar foi contemplada com o programa Dupla Escola, sendo Escola Experimental de Educação Integral 1ª Geração. Assim, na presente pesquisa, foram utilizadas a pesquisa documental e a entrevista. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo.
Foi possível verificar que a administração de uma organização escolar a partir da Gestão Integrada da Escola (GIDE) ocorre com a mediação do Agente de Acompanhamento de Gestão Escolar (AAGE) e tem como dimensões centrais as vertentes administrativa e pedagógica. Sobre a gestão da escola, em conformidade com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), a equipe da Unidade Escolar identifica-a como descentralizada. Foi enfatizado também que o desafio do gestor educacional, segundo Dourado (2007), é conciliar questões administrativas, principalmente o setor financeiro com as questões pedagógicas.
Conforme proposição motivador dessa pesquisa, foi possível evidenciar, a partir dos resultados obtidos em campo e da discussão presente na fundamentação teórica, que o modelo da Gestão Integrada da Escola (GIDE) é caracterizado por três fases de implantação, sendo estas: planejamento, execução e verificação. A administração de uma organização escolar a partir da GIDE, ocorre pela mediação dos Agentes de Acompanhamento de Gestão Escolar (AAGEs). Tais atores, com o conhecimento teórico e metodológico da GIDE, implementam ações para que as organizações melhorem seu desempenho.
GODOY, Maria Helena Pádua Coelho de. MURICI, Izabela Lanna. Gestão Integrada da Escola. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2009. LIBÂNEO, José C.; OLIVEIRA, João F. de; TOSCHI, Mirza S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2012. LÜCK, Heloísa. Gestão da Cultura e do Clima Organizacional da Escola.2. ed. Série Cadernos de Gestão. Petrópolis: Vozes, 2011. PARO, Vitor H. Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino. São Paulo: Ática, 2007.