Resumo

Título do Artigo

EFEITO DO SISTEMA FINANCEIRO NA EVIDENCIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE EMPRESAS EM PAÍSES EMERGENTES E DESENVOLVIDOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ambiente Institucional
Sistema Financeiro
Responsabilidade Social Corporativa

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Alan Bandeira Pinheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade
2 - Rômulo Alves Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria
3 - Mônica Cavalcanti Sá de Abreu
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade
4 - Pedro de Barros Leal Pinheiro Marino
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria

Reumo

O estudo avalia a influência do sistema financeiro da Austrália, do Brasil, do Canadá e da Índia sobre a extensão da divulgação de informações de responsabilidade social corporativa (RSC) de empresas de setores ambientalmente mais sensíveis. O estudo se justifica pela necessidade de se compreender quais os principais fatores que afetam o desempenho social das organizações, especialmente aqueles fatores que não podem ser, ou são pouco, influenciados pelas empresas.
A pesquisa estabeleceu o seguinte problema de pesquisa: as características do ambiente financeiro da Austrália, do Brasil, do Canadá e da Índia influenciam na divulgação de informações de responsabilidade social corporativa? O estudo possui como objetivo geral: examinar como o sistema financeiro podem afetar a evidenciação socioambiental das empresas nesses países. De modo específico, o estudo compara os níveis de evidenciação das empresas nos quatro países e descreve, ao longo do período estudado, características de seus sistemas financeiros.
A fundamentação teórica da pesquisa parte da Teoria Institucional, em especial do Sistema Nacional de Negócios, em que, dentro dos aspectos-chave levantados por Whitley (1999), está o sistema financeiro. Com base em estudos anteriores como Matten e Moon (2008) e Ioannou e Serafeim (2012), discute-se como o nível de evidenciação socioambiental pode diferir entre sistemas, conforme eles sejam mais baseados num mercado de capitais ou de crédito.
Foram analisadas empresas do setor de materiais básicos, petróleo e gás e utilidade pública, da Austrália, Brasil, Canadá e Índia, no período de 2007 a 2014. A evidenciação socioambiental foi medida a partir dos indicadores de desempenho do Global Reporting Initiative (GRI), e as características do sistema financeiro foram medidos por indicadores de fontes como o Banco Mundial. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial (ANOVA), e regressão linear múltipla.
Os resultados indicam que a evidenciação socioambiental é positivamente influenciada pela facilidade com que as empresas conseguem se financiar. Além disso, evidenciou-se que o nível de divulgação dos países emergentes, Brasil e Índia, em geral, é maior do que nos países desenvolvidos, Austrália e Canadá.
A pesquisa demonstra que há uma necessidade de se entender melhor como as características do sistema financeiro de um país podem influenciar suas práticas de RSC. Além disso, destaca-se que essa relação pode se dar de modo diferente entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.
IOANNOU, I; SERAFEIM, G. What drives corporate social performance? The role of nation-level institutions. Journal of International Business Studies, v. 43, n. 9, p. 834-864, 2012. MATTEN, D.; MOON, J. “Implicit” and “explicit” CSR: a conceptual framework for a comparative understanding of corporate social responsibility. Academy of Management Review, v. 33, n. 2, p. 404-424, 2008. WHITLEY, R. Divergent Capitalisms: the social structuring and change of business systems. Oxford: Oxford University Press, 1999.