Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL SOB A ÓTICA DOS STAKEHOLDERS INTERNOS: ESTUDO REALIZADO EM INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS DO VALE DO ITAJAÍ-SC
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Palavras Chave

Responsabilidade social empresarial
Stakeholders
Instituições bancárias

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Carolina Klein Padilha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - PPGA - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Edilson Sidnei Padilha
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE (UNIFEBE) - Ciências Contábeis
3 - LUIZ PEDRO BENVENUTTI
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE (UNIFEBE) - Curos de Ciências Contábeis

Reumo

As ações de responsabilidade social podem e devem ser desenvolvidas pelas organizações visando os diversos grupos de interesse que a circundam. Entre esses grupos de interesse estão seus próprios funcionários que podem contribuir com o esforço da organização no sentido de se destacar apoiada em ações dessa natureza. Para tanto é necessário que os funcionários tenham clareza sobre tais ações e capacidade de percebê-las.
Supõe-se que a responsabilidade social das instituições bancárias e as ações por elas realizadas façam parte da construção de um modelo de desenvolvimento socialmente sustentável. Este estudo tem como questão de pesquisa: Como as ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições bancárias são percebidas pelos seus funcionários? Este estudo teve por objetivo verificar as ações de responsabilidade social percebidas pelos stakeholders internos de instituições bancárias do Vale do Itajaí – SC.
Para o Instituto Ethos (2013), a responsabilidade social compreende o relacionamento ético entre empresa e seus stakeholders, o respeito ao meio ambiente e o investimento em ações sociais. A responsabilidade social interna, voltada aos colaboradores e não somente ao lucro, tem como objetivo o bem-estar de funcionários e dependentes (OTT; TESSMANN, 2012), sendo que, segundo Freeman (1984), os stakeholders podem ser pessoas, grupos, comunidade, organizações, instituições, sociedade, que possuem interesse econômico na organização.
Realizou-se pesquisa descritiva transversal, do tipo survey com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se questionário elaborado com base no manual desenvolvido pelo Instituto Ethos, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), publicado em 2013, compreendendo 26 questões fechadas, distribuídas em cinco dimensões, além de uma questão aberta. A amostra é composta por 131 respondentes, representantes de diversas funções existentes nos bancos. Para a análise de dados utilizou-se a análise de frequência.
Os resultados indicam que embora os funcionários percebam que suas instituições desenvolvem ações de responsabilidade social, não se sentem participantes dessas ações e não percebem benefícios econômicos como auxílio saúde e educação como sendo ações de responsabilidade social.
As ações realizadas pelas instituições bancárias junto à comunidade e percebidas pelos funcionários, assim como os benefícios relatados pelos respondentes e a forma como as instituições conduzem a carreira e o desempenho laboral dos funcionários, sugere que as instituições bancárias são socialmente responsáveis, ainda que não se possa afirmar em que medida, pois se preocupam com os problemas sociais e com a qualidade de vida de seus stakeholders internos.
CLARKSON, Max E. A stakeholder framework for analyzing and evaluating corporate social performance. Academy of management review, v. 20, n. 1, p. 92-117, 1995. FREEMAN, R. E. The politics of stakeholders theory: some future directions. In: DIENHART, J. W. (Org.) Business ethics quarterly, v. 4, n. 4, p. 409-422, 1984. INSTITUTO ETHOS. Indicadores Ethos de responsabilidade social. São Paulo, 2013. OTT, E.; TESSMANN, L. G. S. Intensidade da evidenciação da responsabilidade social: um estudo comparativo entre empresas brasileiras e espanholas. Rio de Janeiro: ENANPAD, 2012.