Resumo

Título do Artigo

DESEMPENHO DE CONCORRENTES NO SETOR DE COSMÉTICOS NO BRASIL: uma análise multicritério
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Palavras Chave

AHP
COMPARAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL
SETOR DE COMÉSTICOS

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - André Mendes Mesquita
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Niterói
2 - Ricardo Luiz Fernandes Bella
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Niterói
3 - Letícia Fernandes Bella Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Niteroi
4 - OSVALDO LUIZ GONÇALVES QUELHAS
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Niterói
5 - Ruben H. Gutierrez
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Escola de Engenharia

Reumo

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor apresentou crescimento médio de 10% ao ano nos últimos 18 anos. Esse crescimento se deu em função da ascensão de considerável parte da população a novas classes sócias – classe C e D; participação da mulher no mercado de trabalho e aumento da expectativa de vida.A alta taxa de miscigenação favorece a demanda de produtos para diversos tipos de peles e cabelos, o que faz do Brasil um mercado potencial.
Este artigo apresenta uma análise das empresas líderes no setor de cosméticos através da comparação de desempenho entre dois grandes “players”, a qual se baseou no estabelecimento de critérios e subcritérios relativos aos aspectos rentáveis, de liquidez e sustentáveis. Utilizou-se o Analytic Hierarchy Process (AHP) na análise de desempenho. A contribuição relevante do artigo consistiu na inclusão da sustentabilidade como critério de comparação. Outro ponto de extrema relevância foi a análise do desempenho quanto à sustentabilidade em um contexto de retração econômica.
Revisão da Literatura: Sustentabilidade, uma definição sucinta do Relatório de Brundtland (1987) conceitua o desenvolvimento sustentável como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade de as gerações futuras suprirem suas próprias necessidades”; Analytic Hierarchy Process (AHP), é um método de apoio à tomada de decisão idealizado por Thomas Saaty que se baseia na construção de uma hierarquia entre os critérios, subcritérios e alternativas, elegendo uma alternativa por comparações paritárias (COSTA, 2006).
A metodologia aplicada para esta pesquisa consistiu em seguir o modelo adotado por Gutierrez (2006) no artigo “Desempenho de Concorrentes no Setor de Telecomunicações No Brasil. Uma Análise Multicritério”. O foco deste estudo, porém está no setor de cosméticos por venda direta no Brasil. Foram selecionadas as duas maiores empresas de venda direta no setor de cosméticos com atuação no Brasil segundo a revista Exame. São elas: Avon e Natura.
O índice geral calculado pelo software Ipê gerou a ordenação entre as duas alternavas Avon e Natura, dando como primeira opção a Natura com 61% de preferência em relação a segunda opção Avon com 39%.
Esse estudo se mostrou interessante do aspecto metodológico e de maneira alguma se propõe a definir um líder de mercado no seguimento estudado. Os dados aqui apresentados e análises realizadas são de fim de acadêmico para consagração da metodologia de tomada de decisão em problemáticas complexas como o mercado brasileiro. Este artigo pode ilustrar a importância dos indicadores de desempenho para o processo de tomada de decisão complexo – com cenários variáveis e inter-relacionados como a saúde financeira de uma empresa.
BRUNDTLAN, Comissão. “Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: o nosso futuro comum. Universidade de Oxford. Nova Iorque, 1987. Disponível em: http://eubios.info/BetCD/Bt14.doc COSTA, Helder Gomes (2002). Introdução ao método de análise hierárquica: análise multicritério no auxílio à decisão. http://www.producao.uff.br/pos /site_professores /hgc/download helder TPP.htm Niterói, RJ GUTIERREZ, Ruben H.; COSTA, Helder Gomes; GUTMAN, Luiz; COSTILLA, Hessia Guillermo; Desempenho De Concorrentes No Setor De Telecomunicações No Brasil. Uma Análise Multicritério. III CNEG – Niterói, RJ