Resumo

Título do Artigo

SYSTEMATIC MAPPING STUDIES (SMS) SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AUTOEFICÁCIA COMPUTACIONAL E ATITUDE
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Palavras Chave

AUTOEFICÁCIA COMPUTACIONAL
ATITUDE
SYSTEMATIC MAPPING STUDIES (SMS)

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Miguel Mauricio Isoni Filho
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
2 - Miguel Mauricio Isoni
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes - MPGOA

Reumo

Devido à crescente importância social das tecnologias de informação e comunicação (TICs), encontros acadêmicos e políticos dedicam espaço para discutir a exclusão digital, quanto ao acesso das pessoas às TICs, e tal foco talvez se justifique pelo acesso ser fenômeno conveniente e de fácil mensuração. Porém, em pesquisas atuais, destacam-se que aspectos mais diversos e complexos – como os de natureza cognitiva – pareçam também estar na base do fenômeno da exclusão digital e deveriam ser considerados na análise da efetividade do uso de TICs por indivíduos.
Compreender os fatores que influenciam a decisão de um indivíduo em usar efetivamente uma nova tecnologia tem se tornado um diferencial na área de TI, podendo ser acarretados não apenas pelo design da tecnologia, mas devido a fatores cognitivos que impactam no uso efetivo de um sistema de informação. Com isso, o presente estudo tem como objetivo discutir um mapeamento de conhecimentos a partir de uma revisão secundária systematic mapping studies sobre a relação entre autoeficácia computacional e atitude, dialogando com a Teoria Social Cognitiva e a Teoria do Comportamento Planejado.
A autoeficácia computacional representa a percepção de um indivíduo frente a sua habilidade em utilizar adequadamente o computador e tecnologias associadas na realização de uma tarefa. A autoeficácia computacional é considerada um fator multidimensional, definido por componentes gerais e específicos (em dispositivos, sistemas, aplicativos, etc.). A atitude face ao comportamento refere-se ao grau que uma pessoa avalia positivamente (pontos favoráveis) ou negativamente (pontos desfavoráveis) seu provável desempenho em efetivar certo comportamento, baseado no gostar ou não gostar.
Como forma de englobar o caráter exploratório desse estudo, adota-se um mapeamento de conhecimentos a partir de uma revisão secundária systematic mapping studies (SMS). A partir de um SMS, obter-se-ia ampla visão da área e seria possível identificar se há estudos primários empíricos suficientes. Os procedimentos da condução de SMS incluíram: (1) seleção das fontes primárias (periódicos), (2) seleção dos estudos primários (artigos científicos), (3) extração dos dados, (4) mapeamento de conhecimentos e, por fim, (5) discussão final.
Conforme fundamento na introdução, nos últimos anos, vem sendo explorada a relação entre os fatores autoeficácia computacional e a atitude, estando as publicações evidenciadas pelo presente mapeamento de conhecimentos, validando que ambos os fatores estão associados positivamente, ou seja, quando os níveis de percepção de um aumentam, os níveis de percepção do outro aumentam em mesmo sentido. Assim, acredita-se que essa atitude pode ser mais bem empreendida a partir da crença de um indivíduo em controlar o que é necessário para alcançar um objetivo – conceito de autoeficácia.
O presente mapeamento de conhecimentos contribui particularmente no sentido de investigar fenômenos específicos de natureza cognitiva (autoeficácia computacional) e de natureza comportamental (atitude), com base em um conjunto de periódicos da área de TI, educação e psicologia. Do ponto de vista gerencial, as discussões destacam que é necessário considerar tanto os aspectos cognitivos em treinamentos e capacitações, quanto os aspectos comportamentais a partir da identificação de atitudes que denotem comportamento contrário ao uso efetivo esperado de uma TICs.
COMPEAU, D.R.; HIGGINS, C.A. Computer self-efficacy: Development of a measure and initial test. MIS Quarterly, v. 19, n. 2, 1995, p. 189-211. KITCHENHAM, B.; BUDGEN, D.; BRERETON, O.P. Using mapping studies as the basis for further research: A participant-observer case study. Information and & Software Technology, v. 53, n. 6, 2011, p. 638–651 KARSTEN, R.; MITRA, A.; SCHMIDT, D. Computer self-efficacy: A meta-analysis. Journal of Organizational and End User Computing, v. 24, n. 4, 2012, p. 54-80.