Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE PERMEIAM A COMPRA DE PRODUTOS TECNOLOGICAMENTE CONVERGENTES
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Palavras Chave

convergência tecnológica
comportamento do consumidor
decisão de compra.

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Indutivos

Autores

Nome
1 - Mateus Lima Vieira
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB (UNISEB) - Patos-PB
2 - Gabriela Tavares dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus III

Reumo

No que se refere à tecnologia móvel, convergência tecnológica é a expressão de maior destaque, sendo compreendida como a integração de vários produtos ou serviços num mesmo dispositivo, também chamado de all in one. Esse contexto tem estabelecido um novo mercado que pauta suas decisões a partir de valores utilitários, hedônicos e sociais.
o objetivo geral desta pesquisa consiste em compreender os fatores que justificam a compra de produtos tecnologicamente convergentes na perspectiva dos valores hedônico e utilitários e fator social. Já os objetivos específicos são: (1) compreender a preferência pela convergência tecnológica; (2) identificar as relações entre os valores hedônicos e utilitários e fator social; e (3) destacar as razões de aquisição do produto de tecnologia convergente.
A maneira como os consumidores constroem processos de decisão de compra para artigos tecnológicos é bastante diferente face às características comportamentais e sociais peculiares. Sobre a tecnologia convergente, estudos têm mostrado que cada vez mais pessoas buscam produtos hedônicos, que por sua vez contenham aspectos utilitários possibilitando maior segurança tendo em vista justificar a compra, sendo entendidos na forma de utilidade social expressa pragmaticamente como diversão, prazer e apresentação social.
A netnografia é conceituada como o resultado textual que tem na internet o seu campo de trabalho que se baseia em usuários online, adeptos ou não ao produto. Sendo utilizada para a pesquisa a mídia social Facebook, haja vista ser a que obteve o maior crescimento em uso no Brasil. Foram elaboradas sete perguntas submetidas a um pré-teste sendo iniciado logo após o processo de bola de neve. Com vistas a examinar os dados coletados, foi aplicada a análise de conteúdo tendo como procedimentos realizados: codificação, categorização, e interpretação.
O valor de consumo utilitário é divergente do hedônico e social quando pensados em termos da mente consciente, contudo, no inconsciente do usuário, há complementaridade desses valores em todas as fases da compra. Pode ser observado que os aspectos mais relevantes estão relacionados à praticidade, mobilidade, comodidade e conectividade e os interesses motivadores se relacionam a gama de funções e possibilidades de uso em um único aparelho, sendo que a razão de aquisição dos produtos socialmente integrados aflui para finalidades de uso hedônicas.
Percebe-se, portanto, que a integração de atributos tem sido o fator principal no desenvolvimento do mercado de alta tecnologia, aqui, aspectos como praticidade, mobilidade, conectividade, assim como os serviços agregados tendem a passar por novos processos de inovação gerando novas necessidades de uso através do marketing e atendendo a um público crescente e, cada vez mais, ansioso por novas tecnologias. Não obstante, os produtos de tecnologia convergente proporcionam satisfação pelo seu status, manutenção do ego, imagem que proporcionam ao usuário.
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