Resumo

Título do Artigo

CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS DE EMPRESAS E USO DE HEDGE ACCOUNTING: UM ESTUDO EM EMPRESAS DO SETOR DE CONSUMO NÃOCÍCLICO LISTADAS NO NOVO MERCADO DA BM&FBOVESPA
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Palavras Chave

Hedge Accounting
Duvulgação
Novo Mercado

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - MARIANA RIBEIRO PEREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACE
2 - Carolina Moreira Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACE
3 - Marlon Mendes Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACE
4 - Laura Edith Taboada Pinheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas

Reumo

Os diversos usuários da informação contábil, dentre eles acionistas, investidores, administradores, reguladores, fornecedores, clientes e competidores, possuem diferentes demandas de informações que a contabilidade pode fornecer. Almeida (2010). Nesse contexto, considera-se que a política contábil de hedge accounting adotada por tais empresas desperta o interesse dos diversos usuários externos, e que a listagem no segmento Novo Mercado consiste na adoção de elevado padrão de práticas de Governança Corporativa, sendo assim as empresas com um maior nível de divulgação.
O problema de pesquisa do presente estudo pode ser descrito da seguinte forma: Qual a relação entre as características econômicas da empresa e a probabilidade de uso de hedge accounting? Sob esta perspectiva o presente estudo objetiva verificar a relação entre uso de hedge accounting, o fato de estar listada no Novo Mercado e as características econômicas-financeiras da empresa, como tamanho, endividamento de curto e longo prazo e desempenho. Além disso, pretende-se mensurar a evolução da divulgação de hedge accounting no período.
Teoria da divulgação: Lima (2007) salienta que o disclosure não é só feito de informações positivas, o mercado também aceita resultados negativos de empresas, permitindo aos usuários da informação a tomada de decisão não enviesadas, dado que a própria informação não contenha viés. Para Salotti e Yamamoto (2005), a teoria da divulgação objetiva explicar o fenômeno da divulgação de informações sob diversas perspectivas. errecchia (2001) analisou os modelos de disclosure existentes na literatura. Este estudo se enquadra na categoria de divulgação baseada em discricionariedade conforme o autor.
Pesquisa descritiva, qualitativa. A amostra constitui-se em 34 empresas, com 238 observações no período 2008 a 2014. Foi utilizado o modelo de regressão Logit. H1: O tamanho da empresa aumenta a probabilidade de uso de hedge accounting (HA); H2: O desempenho da empresa aumenta a probabilidade do uso de HA; H3: O endividamento de longo prazo da empresa aumenta a probabilidade de divulgação do uso de HA; H4: O endividamento de curto prazo da empresa aumenta a probabilidade de divulgação do uso de HA; H5: Estar listada no Novo Mercado aumenta a probabilidade de divulgação do uso de HA.
As variáveis desempenho, dívidas de curto prazo e novo mercado, foram estatisticamente iguais a zero. Em relação aos p-valores das variáveis tamanho e dívidas de longo prazo, percebe-se que estes encontram-se abaixo do nível de significância de 5%, o que leva a rejeição da hipótese nula, sendo tais variáveis estatisticamente diferentes de zero. Pode-se perceber que, no período analisado, o número de empresas que divulgam, e consequentemente utilizam hedge accounting vêm crescendo, o que demonstra que as empresas estão, cada vez mais, se protegendo de oscilações em seus resultados.
Encontrou-se evidências de que o tamanho da empresa influencia positivamente na divulgação (proxy de uso) de hedge accounting. Também pode-se observar que o endividamento de longo prazo influencia positivamente na divulgação (proxy de uso) de hedge accounting. Os achados corroboram com resultados de estudos anteriores como Galdi e Guerra (2009). Em contrapartida, o presente estudo não sustentou que as variáveis desempenho, dívidas de curto prazo e o fato de estar listada no Novo Mercado aumentam a probabilidade de divulgação (proxy de uso) de hedge accounting.
ALMEIDA, J. E. F. Qualidade da informação contábil em ambientes competitivos. 2010. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade: Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2016. SALOTTI, B. M.; YAMAMOTO, M. M. Ensaio sobre a teoria da divulgação. Brazilian Business Review. v. 2, n. 1, p. 53-70, jan./jun. 2005. VERRECCHIA, R. E. Essays on disclosure. Journal of Accounting and Economics. n. 32, p. 97-180, 2001.