Resumo

Título do Artigo

Gestão empresarial e inovação: Uma analise sobre os determinantes da inovação em Micro e Pequenas Empresas do setor de alimentos e bebidas
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Palavras Chave

Grau de Inovação
Dimensões de Gestão
Micro e pequenas empresas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização e Processos para Inovação

Autores

Nome
1 - Renata Braga Berenguer de Vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
2 - Paula Callado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - propad
3 - Francisco Vicente Sales Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife

Reumo

A pesquisa sobre inovação em serviços tem se ampliando como campo de pesquisa, afinal o setor de serviços ganhou nas ultimas décadas um papel central nas economias dos países, chegando a responder por parcela importante do PIB. Percebeu-se, entretanto, que poucos estudos abordam as determinantes de gestão para que uma empresa prestadora de serviços invista em inovação. Todavia, a capacidade inovadora de uma empresa pode ser determinante para sua eficiência em fazer face a um mercado competitivo.
Estabeleceu-se, então, como objetivo geral: verificar o impacto das dimensões de gestão no grau de inovação em MPEs do segmento de alimentos e bebidas da Região Metropolitana do Recife, tendo-se como objetivos específicos: mensurar o grau de inovação (GI); mensurar o nível de gestão segundo as dimensões estudadas e; verificar quais variáveis de gestão influenciam o grau de inovação dessas empresas.
O objetivo de pesquisa se origina da constatação de estudos sobre a influência de variáveis internas às empresas no desempenho de inovação. Mesmo que não denominadas dimensões de gestão, as relações estabelecidas pelos autores demonstram que a estrutura de gestão exerce um papel importante na inovação organizacional, dentre as quais destacam: a gestão da informação, a política de gestão dos colaboradores, os dos processos de gestão, os resultados econômicos, aspectos sociais e regulatórios etc.
Para analisar os impactos das dimensões de gestão no grau de inovação, efetuou-se regressão linear múltipla com os fatores que atenderam os pressupostos do modelo. Os dados das empresas foram obtidos por meio do radar de inovação e do diagnóstico de gestão através do programa Agente Local de Inovação (ALI), e a partir deles foram calculados o grau de inovação e o valor de cada dimensão de gestão. Para as análises, utilizou-se os softwares SPSS e o STATA.
Dentre as dimensões de gestão analisadas, as variáveis: Clientes, Sociedade, Processos e Informações e Conhecimentos demostraram impactar significativamente e positivamente o grau de inovação empresarial. Apesar do comportamento da última variável ser contrária a literatura, os resultados demonstraram que as fontes de conhecimento constituem um aspecto crítico para a inovação, o que confere à organização uma vantagem competitiva importante (GOMES, KRUGLIANSKAS; 2009).
Os resultados obtidos neste estudo permite às MPEs identificar aspectos de gestão que possam receber maior atenção e investimento, preferencialmente no escopo de obter resultados. Os resultados aqui alcançados se limitam às empresas e ao setor estudado não sendo passível de generalização. Todavia, o presente estudo representa uma contribuição no campo da inovação, sobretudo no que se refere à análise em micro e pequenas empresas em virtude a carência de dados e pesquisas nesta área.
CAINELLI, G.;EVANGELISTA,R.;SAVONA,M. Innovation and economic performance in services: a firm-level analysis, Cambridge Journal of Economics, Oxford, v. 30, n. 3, p. 435-458, maio. 2006. GOMES, Clandia Maffini; KRUGLIANSKAS, Isak. A influência do porte no comportamento inovador da empresa. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 6, n. 2, p.5-27. 2009. Trimestral. SAWHNEY, Mohanbir; WOLCOTT, Robert C.; ARRONIZ Inigo. The 12 different ways for companies to innovate.MIT Sloan Management Review. v.47, n. 3, p.75-81, abr. 2006.