Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO ENTRE GRANDES EMPRESAS E STARTUPS NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0
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Palavras Chave

Empresas incumbentes
startups
indústria 4.0

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Novos Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Amarolinda Zanela Klein
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios
2 - Fernando Correa Grisi
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - porto alegre

Reumo

A Indústria 4.0 é considerada o próximo passo na digitalização econômica, impulsionada por quatro aspectos principais: (1) o surpreendente aumento de dados, energia computacional e conectividade; (2) o surgimento de recursos analíticos e de inteligência de negócios; (3) novas formas de interação homem-máquina, como interfaces de toque e sistemas de realidade aumentada e (4) melhorias na transferência de instruções digitais ao mundo físico, como robótica avançada e impressão 3D (Sung 2018) . Entender como esse relacionamento entre incumbentes e startups ocorre na Indústria 4.0 é importante.
Torna-se interessante entender como relações como essas se desenvolvem, considerando um contexto de rápidas mudanças tecnológicas, como a Indústria 4.0. Assim, este ensaio teórico propõe-se a procurar embasamento e evidências na literatura para futuramente responder às seguintes questões de pesquisa: Como ocorre a relação entre grandes empresas e startups fornecedoras de tecnologias 4.0? Como essas relações afetam (a) a evolução das empresas rumo à Indústria 4.0 e (b) o crescimento das startups?
A relação entre as incumbentes e startups é importante na sobrevivência destas em um mercado cada vez mais competitivo. Estudos mostram que ambas enfrentam pressões constantes para crescer. Ao analisarmos a literatura sobre essa relação, é possível identificar alguns temas centrais, explicados a seguir. A eficácia da troca de conhecimento entre organizações, o crescimento da empresa e a capacidade de inovação dependem em grande parte da capacidade da empresa de interagir efetivamente com outras empresas (Lorenzoni e Lipparani ,1999).
Por meio da revisão de literatura realizada, uma série de temas e lacunas puderam ser identificados. Primeiramente, no âmbito dos estudos sobre a relação entre incumbentes e startups de maneira geral, identificou-se o tema da inovação aberta. Percebe-se que a maior parte dos estudos existentes sobre esse tema abordam principalmente os objetivos gerais de empresas estabelecidas e startups ao se relacionarem em processos de inovação aberta, mas abordam pouco quais são os benefícios alcançados por ambos os lados.
Abordando-se esse tema no contexto da Indústria 4.0, percebe-se que os incumbentes têm muito a ganhar com a inovação e através de uma relação de colaboração com as startups, as grandes indústrias procuram acelerar o processo de inovação na busca por uma indústria inteligente. Na indústria inteligente, a internet tem papel fundamental, desde o fornecimento de matérias-primas até a entrega dos produtos ao cliente.
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