Resumo

Título do Artigo

PERSPECTIVAS DOS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A LÍNGUA INGLESA
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Palavras Chave

Acadêmicos
Língua inglesa
Internacionalização

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Thales da Silva Souza
Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do MaranhãoUniFacema - Caxias
2 - David Stanhy de Carvalho Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) - Campus Poeta Torquato Neto

Reumo

Vive-se em um mundo globalizado, onde aspectos como cultura, mercado, política, economia, língua entre outros são afetados ao redor do mundo, e quando se observa o mundo dos negócios, esta globalização contribui para o rompimento de barreiras que permitem que empresas atuem no mercado exterior e sejam afetadas pelos aspectos supracitados. Por consequência, qualquer profissional que atua no mundo dos negócios, especialmente o administrador, deve se manter atualizado e buscar obter a proficiência na língua inglesa, devido a vasta quantidade de oportunidades que esse conhecimento pode trazer.
Diante do cenário de mundo globalizado, internacionalização de empresas e instituições de ensino superior e da importância do segundo idioma na ciência e no mercado de trabalho, o problema desta pesquisa é: Qual a visão dos acadêmicos de Administração de Caxias/MA em relação a língua inglesa para sua carreira e de que forma eles se sentem estimulados pela sua IES a evoluir nesse idioma? E o objetivo principal é analisar a visão dos acadêmicos de Administração do município de Caxias/MA em relação a língua inglesa.
Com avanços da tecnologia e ciência, observa-se que na sociedade moderna, as indagações são respondidas por meio científico e tecnológico, e a língua inglesa passa a ser o idioma principal para difundir esses conhecimentos e facilitar o entendimento (PIRES, 2002). Forattini (1997) acredita na existência de uma “Língua franca da ciência”, de forma que a pretensão ao utilizar o inglês é derrubar as barreiras que podem dificultar a comunicação entre os pesquisadores. A melhor forma de aprender um idioma é estando em contato direto, de forma que o aprendizado ocorre naturalmente (SCHÜTZ, 2002).
Pesquisa com abordagem descritiva, por estudar as características de determinada população e verificar a opinião e percepção de uma amostra desta sobre a língua inglesa. Com base nos procedimentos técnicos utilizados, a pesquisa é definida como levantamento, de modo que as indagações foram feitas diretamente aos indivíduos estudados; acadêmicos de Administração de instituições de ensino superior no município de Caxias/MA. A coleta de dados ocorreu através de questionários aplicados com auxílio do Google Formulários e foi enviado aos alunos por meio do aplicativo WhatsApp.
A amostra não probabilística resultou em 52 acadêmicos que responderam ao questionário e para análise dos dados utilizou-se tabelas cruzadas ou cross tabulation e os cálculos de Ranking Médio e Qui-quadrado feitos no Microsoft Excel.
Observou-se que os acadêmicos estudados possuem uma visão positiva em relação a importância de dominar o inglês, porém boa parte deles não se sentem estimulados pelo seu curso a evoluir nesse idioma, habilidade técnica que se torna cada vez mais indispensável para o Administrador moderno, como também foi mostrado nesta pesquisa.
FORATTINI, O. P. A língua franca da ciência. Revista de Saúde Pública, v. 31, n. 1, p. 3-8, 1997. PIRES, E. C. R. A língua inglesa: uma referência na sociedade da globalização. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança (Série Estudos; 67), 2002. SCHÜTZ, R. E. Assimilação Natural x Ensino Formal. English Made in Brazil, 2002. Disponível em: http://www.sk.com.br/sk-laxll.html. Acesso em: 15 nov. 2022.