Resumo

Título do Artigo

WHATSAPP COMO MÍDIA SOCIAL ESTRATÉGICA PARA VENDAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: um estudo nas marcenarias de Caruaru-PE
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Palavras Chave

whatsapp
marketing digital
marcenarias

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - Tarsis Gouveia Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CAA
2 - ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC)
3 - Kamila Freitas de Arruda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Caruaru - CAA
4 - JAELSON DA SILVA SOUZA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco

Reumo

Considerando as mudanças enfrentadas pela nossa sociedade nos últimos anos, as empresas têm recorrido à várias estratégias através da internet, dentre as quais destacam-se as mídias sociais. Essa pesquisa focaliza as mídias sociais enquanto meios de interação social que podem possibilitar o compartilhamento de informações de forma colaborativa. Entende-se que é fundamental atentar para as novas maneiras de vender/comprar, uma vez que as mudanças ocorridas na sociedade trazem reconfigurações duradouras que apontam para uma nova realidade, demandando novas estratégias de mercado.
A inquietude desse estudo visa responder a seguinte questão: “Como o WhatsApp, enquanto mídia social estratégica, foi utilizado pelas marcenarias de Caruaru-PE no processo de vendas no contexto da pandemia da COVID-19?”. Entender essa pergunta faz-se indispensável para o enfrentamento dos desafios existentes no mercado, sobretudo no contexto atual de pós-pandemia. Com base na questão problema desta pesquisa, tem-se por objetivo analisar a utilização do WhatsApp enquanto mídia social estratégica nas vendas de produtos fabricados por marceneiros de Caruaru-PE no contexto de pandemia da COVID-19.
Cintra (2010, p.7) destaca que no marketing digital há alguns atrativos que podem contribuir para a chegada de novos consumidores, justificando assim a necessidade de adequação das empresas para tais ferramentas. de acordo com Zenone (2010), por meio da utilização de mídias sociais enquanto estratégias de marketing digital para empresas, é possível agregar intimidade ao processo de vendas ou execução do serviço prestado. Torres (2009) afirma que cabe reconhecer o caráter inovador e eficaz das mídias sociais para os negócios, mas também, considerar os limites e as possibilidades a partir delas.
Nesta pesquisa, utiliza-se a entrevista semiestruturada como procedimento para obtenção das informações necessárias para responder aos objetivos. Foi trabalhado o método de entrevista semiestruturada por meio de um roteiro, também semiestruturado, concebendo-a como sendo de caráter aberto, que possibilita ao entrevistado a liberdade de falar, no entanto, direciona-o aos focos e objetivos da pesquisa. (May 2004). O roteiro foi dividido em dois blocos: um primeiro, com questões de ordem pessoal e um segundo, com elementos referentes ao tempo de experiência na área, à utilização do WhatsApp.
Aqui,estão apresentadas as informações levantadas em torno do objeto de estudo, que respondem a cada objetivo, em articulação às discussões teóricas e reflexões realizadas a partir das mesmas, configurando assim os achados da Pesquisa que revelam as questões peculiares dos sujeitos que participaram, assim como as inferências com base no olhar do pesquisador. Para tanto, as etapas da análise de conteúdo foram seguidas e estarão expressas nestes itens, as interpretações e os elementos que emergiram desta experiência.
Situando o objeto de estudo dessa pesquisa que trata do WhatsApp enquanto mídia social estratégica para vendas, pode-se observar que apesar de se tratar de uma estratégia digital de marketing e de os marceneiros reconhecerem a utilidade da mesma, a prática de uso no dia a dia e as demais formas de divulgação e acompanhamento do trabalho ainda têm traços do marketing tradicional, evidenciando uma articulação modesta, principalmente no que se refere às mídias sociais, pois além do WhatsApp houve a menção pelos participantes da utilização do Facebook e Instagram como meios de negócios também.
BARDIN, I. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 1994; BEZERRA, L. K. O.; NOGUEIRA, M. P. L. Redes sociais, mídias sociais e influenciadores digitais: impactos na decisão do consumidor. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Parauapebas, p. 47. 2019; CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999; CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.