Resumo

Título do Artigo

O ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS E O IMPACTO NA PROMOÇÃO DE VALOR SOCIAL: UM ESTUDO EM NEGÓCIOS COM MISSÃO SOCIAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

NEGÓCIOS COM MISSÃO SOCIAL
VALOR SOCIAL
STAKEHOLDERS

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Icaro Roberto Azevedo Picolli
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
2 - Anete Alberton
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA - PMPGIL / UNIVALI

Reumo

Desde o final da década de 1990, estudos sobre negócios sociais se tornaram uma tendência nos Estados Unidos e Europa, além do caso particular do Brasil. Esses negócios com missão social, por sua vez, são serviços ou produtos criativos e inovadores prestados à comunidade para solucionar algum problema social (Thompson, 2008), não somente relacionados aos seus objetivos de consciência de cunho social, mas também na criação de valor social (Sousa et al., 2019)
Silva et al. (2019) relatam que o engajamento desses grupos/atores interessados no desenvolvimento do negócio social contribui significativamente para a criação de valor social, e enfatizam ainda que, quanto maior o envolvimento, maior e mais fácil será a geração de valor social. O termo envolvimento, empregado pelos autores, diz respeito às atividades desenvolvidas pelo negócio com objetivo de estabelecer e potencializar as relações. Assim, o estudo tem como objetivo analisar o engajamento dos stakeholders na promoção de valor social em negócios com missão social.
O conceito de stakeholder surgiu a partir dos estudos de Freeman (1984). Donaldson e Preston (1995) conceituam stakeholders como pessoas ou quaisquer grupos que possuam interesses legítimos nas atividades de determinada organização, ao mesmo tempo em que esta também possui interesse em se relacionar com tais grupos ou pessoas. Por sua vez, o negócios com missão social, por sua vez, são serviços ou produtos criativos e inovadores prestados à comunidade para solucionar algum problema social. Por fim, valor social é resultado entregue a sociedade ou pessoas em situações de vulnerabilidade.
Estudo de cunho descritivo e com abordagem qualitativa. Além disso, trata-se de um estudo multicaso aplicado. O estudo foi realizado em quatro negócios com missão social localizados no Estado de Santa Catarina, todos do ramo de educação. A coleta de dados foram realizadas com os gestores e seus stakeholder voluntários. Já os documentos foram os relatórios sociais dos últimos 3 anos. Foi utilizado análise de conteúdo (Bardin, 2011) apoiado pelo software NVivo. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética - 52507521.8.0000.0120 CEP.
O resultados demonstram que o engajamento dos stakeholders é fundamental nos negócios com missão social para promoção de valor social. Isso permite que o negócio desenvolva o seu valor social em conjunto com stakeholder para alcançar os seus objetivos sociais e o valor social ao longo prazo para toda a comunidade envolvida em torno do negócio. O objetivo principal do engajamento por parte dos stakeholders em negócios com missão social, é contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas, ajudando a promover a igualdade, a justiça social e a inclusão social.
O estudo conclui portanto que o a promoção de valor social, precisa de parcerias diretas ou indiretamente com os stakholders. Essa parceria portanto, se torna relevante e fundamental nesse processo, sejam elas por alianças, colaborações e/ou consultorias. Ainda, pode proporcionar um senso de realização pessoal aos stakeholders. Por fim, o valor social, é o impacto dos projetos na comunidade e está relacionado com o crescimento social de forma sustentável, uma melhoria na qualidade de vida para comunidade local.
Sousa, I. G. B., Silva, R. L. M., Takahashi, A. R. W., & Segatto, A. P. (2019). O valor social gerado por empresas sociais: reflexões a partir de uma meta-síntese. Revista de Gestão Social e Ambiental, 13(2), 75-92. Donaldson, T., & Preston, L. E. (1995). The stakeholder theory of the corporation: Concepts, evidence, and implications. Academy of management Review, 20(1), 65-91. Thompson, J. L. (2002). The world of the social entrepreneur. International journal of public sector management, 15(5), 412-431.