Resumo

Título do Artigo

INTERMEDIÁRIO DE INOVAÇÃO NO SISTEMA DE INOVAÇÃO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O MODELO EMBRAPII
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Política Industrial
Intermediário de Inovação
EMBRAPII

Área

Gestão da Inovação

Tema

Políticas, Estratégias, Instituições e Internacionalização da Inovação

Autores

Nome
1 - Nuno Álvares Felizardo Júnior
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG) - Ubá
2 - Rodrigo Gava
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade

Reumo

As políticas públicas industriais (PPIs) são fundamentais para países em desenvolvimento contornarem os problemas decorrentes da estagnação econômica causada por uma indústria ineficiente. Nesse contexto, as tomadas de decisão precisam ser respaldadas por estratégias governamentais que se preocupem em promover a sofisticação industrial (SUZIGAN; ALBUQUERQUE, 2006). Todavia, mesmo o contexto brasileiro demandando PPIs que debelem o cenário econômico atual, as últimas iniciativas executadas ocorreram entre 2003 e 2014, foram elas: a PITCE, PDP e PMB (STEIN; HERRLEIN JÚNIOR, 2016).
Mesmo com alguns esforços para produzir uma literatura que forneça um terreno sólido para pesquisas sobre Intermediários de Inovação, os estudos ainda não foram capazes de fornecer elementos robustos para sua construção, resultando em uma literatura fragmentada e carente de elementos para seu estabelecimento (FESER, 2022). Por meio dessa lacuna identificada, esta pesquisa se propõe a compreender o modelo conceitual de um Intermediário de Inovação derivado de uma PPI, visando adicionar elementos teóricos para a literatura mediante a caracterização desse construto.
Com relação a literatura sobre PPIs, os princípios argumentados por Rodrik (2008, p. 26) - fundamentaram a caracterização da EMBRAPII. No que tange os II, o estudo de Vidmar (2018), que oferece uma classificação e organização da tipologia das intervenções dos II, é o quadro teórico base para confrontar a pesquisa com os principais fatores políticos e operacionais por trás das intervenções disponíveis para apoiar a inovação (VIDMAR, 2018).
Este estudo apresenta natureza explicativa e utiliza o estudo de caso como método para aplicação da técnica de análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977) com apoio do Software ATLAS.ti. Como técnica de levantamento de evidências utilizou-se a entrevista semiestruturada com todos os 12 integrantes do projeto piloto da unidade caso - a EMBRAPII. As entrevistas foram realizadas e gravadas por meio da ferramenta GoogleMeeting e, posteriormente, transcritas. As entrevistas foram realizadas entre os dias 25 de março de 2022 até 10 de junho de 2022
Foi realizada a análise do tema Modelo por meio de seus códigos vinculados, Natureza Jurídica, Modelo de Financiamento, Modelo Institucional, Estrutura Organizacional e Modo Operacional. A partir dessa caracterização, aspetos empíricos foram analisados frente a teoria. Cada um dos códigos demonstrou coocorrências representativas que explicam as tomadas de decisão para a elaboração do modelo, bem como as barreiras enfrentadas ao decorrer do projeto piloto.
A primeira convergência teórica foi o envolvimento do alto escalão do governo nas fases pré, piloto e pós implementação do modelo. Além disso, o estabelecimento de um grupo de trabalho com atores do setor público e privado endossaram a ‘autonomia incorporada’ necessária para evitar a captura burocrática. Com relação ao retorno para a sociedade, há uma necessidade de ajustar os indicadores e seus objetivos. O estabelecimento de metas incompatíveis com o escopo do modelo EMBRAPII foi identificado e pode acarretar em exigências inalcançáveis ou ineficientes para sua proposta.
FESER, Daniel. Innovation intermediaries revised: a systematic literature review on innovation intermediaries’ role for knowledge sharing. Review of Managerial Science, p. 1-36, 2022. HOWELLS, Jeremy. Intermediation and the role of intermediaries in innovation. Research policy, v. 35, n. 5, p. 715-728, 2006. RODRIK, Dani. Normalizing Industrial Policy. Commission on Growth and Development. Working Paper Nº 3. 2008. VIDMAR, Matjaz. Building a Functional Typology of Innovation Intermediaries’ Interventions. In: DRUID 2018 Conference, Copenhagen. 2018. WINCH, Graham M.; COURTNEY, Roger. The organ