Resumo

Título do Artigo

Performance de Fundos que Possuem Alocação em Ativos Ligados ao Agronegócio
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Diversificação
Commodities
Agronegócio

Área

Agribusiness

Tema

Gestão de Risco e Comercialização Agrícola

Autores

Nome
2 - ERICA JUVERCINA SOBRINHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
3 - Rodrigo Fernandes Malaquias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN

Reumo

Há evidências de que a exposição futura de commodities é benéfica nas estratégias táticas de alocação de ativos (Conover, Jensen, Johnson, & Mercer, 2010; Goldstein & Yang, 2022; You & Daigler, 2013), uma vez que os retornos decorrentes desse mercado podem ser economicamente significativos (Dolatabadi, Narayan, Nielsen, & Xu, 2018). Além disso, os ganhos de diversificação se mantêm tanto para commodities físicas quanto para futuros de commodities (Belousova & Dorfleitner, 2012), bem como títulos vinculados ao agronegócio.
O objetivo desta pesquisa consiste em avaliar a performance ajustada ao risco de fundos brasileiros que diversificam via ativos ligados ao agronegócio.
O investimento em commodities pode ser motivado tanto pela redução no nível de risco das carteiras, quanto pela busca por melhor desempenho de portfólios que, tradicionalmente, são compostos por ações e títulos. Ainda não é claro se investimentos em commodities podem oferecer retornos positivos (Sanders & Irwin, 2012) aos fundos, particularmente considerando-se o cenário de economias emergentes.
A amostra, livre do viés de sobrevivência, foi composta por fundos de ações e por fundos multimercados, considerando o período de Janeiro/2017 a Março/2023. Com o uso de dados diários, a performance foi estimada a cada trimestre com base no Índice de Sharpe; para testes de robustez, foi considerado também o Índice de Sortino. O teste de hipóteses foi realizado por meio da análise de dados em painel, bem como por meio do modelo de Fama & MacBeth (1973).
De maneira geral, observou-se que ativos ligados ao agronegócio podem proporcionar benefícios aos fundos que possuem esses ativos em suas carteiras, particularmente para o caso de ações de empresas listadas relacionadas a commodities agrícolas e para o caso de títulos ligados ao agronegócio.
Os resultados sustentam a hipótese levantada (H1), sendo que a modalidade de ativo apresentou relevância no resultado do portfólio do fundo. Entretanto, nem todas as modalidades de ativo consideradas apresentaram efeito significativo.
Fama, E. F., & MacBeth, J. (1973). Risk,Return,and Equilibrium:Empirical Tests. Journal of Political Economy, 81(3), 607–636. Fernandes, A. R. D. J., Fonseca, S. E., & Iquiapaza, R. A. (2018). Performance measurement models and their influence on net fundraising of investment funds. Revista Contabilidade & Finanças, 29(78), 435–451. Malaquias, R. F., & Eid Junior, W. (2013). Eficiência de Mercado e Desempenho de Fundos Multimercados. Brazilian Review of Finance, 11(1), 119.