Resumo

Título do Artigo

Abordagens metodológicas das teses de Ciências Contábeis defendidas no Brasil: estudo longitudinal.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Teses de Doutorado
Abordagens Metodológicas
Ciências Contábeis

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Wenderson Luis da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAACS
2 - CARLOS ADRIANO SANTOS GOMES GORDIANO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC - MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA
3 - Célia Maria Braga Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE
4 - José Glauber Cavalcante dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

As Ciências Contábeis, no Brasil, têm experimentado um considerável crescimento na produção científica em função da expansão dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Com efeito, o incremento de cursos de pós-graduação implicou no consequente aumento da pesquisa científica em Contabilidade, representadas por teses e dissertações. Sendo assim, é preciso ter uma atenção às publicações divulgadas, uma vez que se faz necessário observar a condução dos aspectos metodológicos de pesquisa, bem como as contribuições para o avanço científico na área (CAPES, 2023).
Este estudo pretende responder ao seguinte problema de pesquisa: quais são as especificidades das abordagens metodológicas utilizadas nas teses de doutorado defendidas no Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis do Brasil, no período de 2013 a 2022? O objetivo é caracterizar o padrão de adoção das abordagens metodológicas utilizadas nas teses publicadas, levando em conta os aspectos de área temática e instituição de origem de cada pesquisa.
Os autores fundamentaram-se nos conceitos de abordagens metodológicas quanto à natureza do problema de pesquisa conforme Richardson (2017) e John Creswell (2021), a saber: pesquisa quantitativa, qualitativa ou mista. Consideraram-se ainda tópicos relativos à importância da pesquisa científica contábil, histórico dos programas de pós-graduação em ciências contábeis e estudos anteriores relacionados ao tema.
Trata-se de uma pesquisa descritiva quanto aos objetivos, quantitativa quanto ao problema de pesquisa e documental quanto aos delineamentos. A coleta dos dados se deu através da Plataforma Sucupira e dos repositórios institucionais. Obteve-se uma amostra de 593 teses defendidas entre os anos de 2013 e 2022. As teses foram categorizadas em áreas temáticas, conforme classificação do Congresso ANPCONT, tipo de abordagem e origem institucional. A análise e tratamento dos dados realizou-se por Análise de Correspondência para verificação do grau de associação entre as variáveis categóricas.
Os resultados apontaram, que abordagem predominante para as teses em Ciências Contábeis é a quantitativa, para todas as instituições. Observou-se o alto grau de associação entre a abordagem quantitativa e as áreas CFF e AT, bem como significativa associação das áreas CCG e DICOC com a abordagem qualitativa. A abordagem mista, por sua vez associou-se consideravelmente com as áreas EPC, TEC e CSP. As associações observadas entre abordagens e instituições de ensino demonstraram que a maioria se afasta da abordagem mista, com algumas aproximando-se da abordagem qualitativa e da quantitativa.
O estudo evidenciou que, para as teses em ciências contábeis, existem associações significativas entre abordagens metodológicas, áreas temáticas e instituições de ensino superior. Estas aproximações revelam padrões de desenvolvimento metodológico das teses levando em conta os diferentes temas contábeis e os programas de pós-graduação em contabilidade das universidades brasileiras. Tais dados podem indicar nichos metodológicos de pesquisa, bem como a polarização ou a doutrina de ensino nas universidades.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Plataforma Sucupira. 2023. Disponível em: . Acesso em: 13 maio 2023. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Sandra Maria Mallmann da Rosa, revisão técnica de Dirceu da Silva. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Atlas, 2017.