Resumo

Título do Artigo

A HOSPITALIDADE COMO MECANISMO DE ACESSO À JUSTIÇA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA: VARIÁVEIS INDENTIFICADAS POR MEIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE FATORIAL EXPLORATÓRIA
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Palavras Chave

Hospitalidade
Acolhimento
Acesso à justiça

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - André Luís Mattos Silva
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Mooca
2 - Airton José Cavenaghi
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - PPG em Hospitalidade
3 - Sênia Regina Bastos
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Mestrado em Hospitalidade

Reumo

Historicamente, a hospitalidade tem sido analisada como um encontro interpessoal marcado pela atitude de acolhimento em relação ao outro, envolvendo generosidade, proteção e troca mútua. É importante diferenciar a hospitalidade do acolhimento, sendo este último uma dimensão da hospitalidade (MENDES; CAVENAGHI, 2021). O acolhimento se refere à dimensão prática e concreta de receber alguém em determinado espaço, oferecendo segurança, conforto e suporte. O acolhimento institucional está relacionado à qualidade do atendimento, à disponibilidade de informações claras e acessíveis e a empatia.
Por assim ser, o objetivo deste artigo é explorar e analisar a interseção entre os conceitos de hospitalidade, acolhimento e acesso à justiça. A pesquisa adota uma metodologia quantitativa e segue uma abordagem exploratória. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica da Análise Fatorial Exploratória (AFE) e o software Jamovi foi empregado como ferramenta auxiliar.
A hospitalidade institucional envolve a capacidade de proporcionar um ambiente acolhedor, empático e eficiente, atendendo às necessidades e expectativas dos indivíduos. O acolhimento institucional está relacionado à qualidade do atendimento, à disponibilidade de informações claras e acessíveis, à empatia dos profissionais e à promoção de um ambiente seguro (GAILLE-NIKODIMOV, 2011). A garantia do acesso à justiça implica em proporcionar mecanismos e políticas eficazes para que os cidadãos possam efetivar seus direitos e participar ativamente do sistema jurídico (CAPPELLETTI, 1973).
foram identificados quatro componentes, o primeiro denominado desinformação, relaciona-se aos diferentes aspectos da falta de informação e conhecimento jurídico, que resultam em dificuldades no acesso à justiça. o segundo componente denominado acolhimento, está relacionado ao fator comum da hospitalidade no Fórum Estadual de Avaré. O terceiro componente, denominado desigualdade, destaca diferentes formas de desigualdade que afetam o acesso à justiça. o quarto componente destaca diferentes aspectos relacionados aos recursos financeiros e seu impacto no acesso à justiça,
A pesquisa demonstra a importância de reconhecer e abordar as questões de hospitalidade, acolhimento e acesso à justiça de forma integrada. Somente por meio da conscientização, do engajamento e da implementação de políticas e práticas inclusivas, é possível alcançar uma sociedade onde todos tenham igualdade de oportunidades, respeito aos seus direitos e acesso efetivo à justiça.
AVENA, B. M. Turismo, educação e acolhimento de qualidade: um novo olhar. São Paulo: Roca, 2006. BAPTISTA, I. Lugares de hospitalidade. In: DIAS, C. M. M. (Org.). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. Barueri: Manole, 2002. BENVENISTE, E. O vocabulário das instituições indo-européias. Tradução: Denise Bottmann. Campinas: UNICAMP, 1995. CAMARGO, L. O. L. As leis da hospitalidade. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 15, n. 2, 2021. Disponível em: https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2112. Acesso em: 22 jun. 2023. CAPPELLETTI, M. Acesso à justiça. Porto Alegre: Imprenta, 1973.