Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE IMPULSIONAM UMA CULTURA VOLTADA AO INTRAEMPREENDEDORISMO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA.
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Palavras Chave

Intraempreendedorismo
Cultura Organizacional
Inovação

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Marina Fritz
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Novo Hamburgo
2 - MARIA CRISTINA BOHNENBERGER
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Campus 2
3 - MAIRA SABRINA MUNCHEN
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Novo Hamburgo

Reumo

O intraempreendedorismo é a inovação que acontece nas organizações a partir de iniciativas de funcionários que possuem comportamento empreendedor. A cultura organizacional desempenha um papel fundamental na medida em que estimula o inibe este comportamento. A complexidade da construção do intraempreendedorismo é destacada por Neessen et al. (2017) que revelam o constante relacionamento entre o intraempreendedor e a organização. Dessa forma, além das características e comportamentos individuais, é relevante levar em consideração o relacionamento com a própria cultura.
Os estudos recentes têm enfatizado os aspectos comportamentais individuais (NEESSEN el al., 2017), aspectos de desempenho e desenvolvimento organizacional ou mesmo conceitos mais gerais de intraempreendedorismo. São necessários estudos para aprofundar a relação entre o intraempreendedorismo e a cultura organizacional (BLANKA, 2019), pois a cultura é citada, mas pouco explorada de forma específica. Assim, objetiva-se fazer uma revisão sistemática da literatura para descrever os fatores de uma cultura organizacional que impulsionam o intraempreendedorismo.
O intraempreendedorismo, categorizado no nível individual das empresas existentes, é um quesito chave para o desenvolvimento organizacional, sendo influenciado por questões internas organizacionais e pelo comportamento individual dos envolvidos. Uma ação intraempreendedora está relacionada à criação e modificação de produtos e processos em uma organização já consolidada. É importante ter uma cultura organizacional que potencialize o intraempreendedorismo, tendo como características o apoio da gestão, a liberdade no ambiente de trabalho, as recompensas, a comunicação, entre outros.
O intraempreendedorismo é uma maneira de abordar os desafios atuais e deve ser estimulado em toda a organização, impulsionando o desenvolvimento de uma cultura intraempreendedora A revisão sistemática indicou que as principais dimensões organizacionais que potencializam uma cultura voltada para o intraempreendedorismo são: a) comportamentais (aceitação ao risco, tolerância a falhas, autonomia, fomento à proatividade, sentimento de autoeficácia); b) recursos (físicos, tempo e recompensa); c) estrutura (comunicação interna, equipes multidisciplinares, apoio da gestão e treinamentos.
O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para descrever os fatores de uma cultura organizacional que impulsionam o intraempreendedorismo. Foram elencadas três dimensões que impulsionam o intraempreendedorismo: comportamentos, recursos e estrutura. Foi possível relacionar as dimensões e os fatores com os níveis de cultura organizacional do Schein (2021) e constatar que as dimensões e os fatores se referem, em geral, aos artefatos e valores e que as suposições básicas não são contempladas nos estudos.
BLANKA, Christine. An individual-level perspective on intrapreneurship: a review and ways forward. Review of Managerial Science, v. 13, n. 5, p. 919-961, 2019. NEESSEN, Petra C. M et al. The intrapreneurial employee: toward an integrated model of intrapreneurship and research agenda. International Entrepreneurship and Management Journal, v. 15, p. 545-571, 2019. SCHEIN, Edgar. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas, 2021. 413 p.