Resumo

Título do Artigo

Elementos da Teoria Científica aplicada ao Orçamento Público
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Orçamento Público
Teoria Geral da Administração
Teoria Clássica

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Júnior Rafael Tavares
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Campus José Ribeiro Filho
2 - VALMIR BATISTA PRESTES DE SOUZA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Departamento Acadêmico de Ciência da Computação - DACC
3 - Marlene Valério dos Santos Arenas
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

No contexto hodierno, exige-se que as organizações tornem-se cada vez mais competitivas com diferenciais que possam atrair mais clientes e ampliar a lucratividade, sendo que, embora as organizações públicas não tenham como essência a busca pelo lucro, objetiva-se a excelência na prestação de serviços públicos à sociedade. Nesse sentido, a gestão do orçamento público apresenta-se como uma função de relevância, pois a forma como é exercida pode impactar diretamente no resultado organizacional, podendo onerar a organização financeiramente com custos desnecessários.
A pesquisa busca responder a seguinte problemática: quais elementos do Orçamento-Programa são encontrados na Teoria Clássica da administração? A fim de responder a essa indagação traz como objetivo geral estudar a complexidade relacionada à operacionalidade do Orçamento-Programa identificando os elementos em comum com a Teoria Clássica da Administração.
Segundo Maximiano (2017), embora a administração existisse ao passar dos anos, o seu conceito como ciência apresentou-se para o mundo na Revolução Industrial, mais especificamente na segunda época, do ano de 1860 a 1914, popularmente também chamado de Revolução do aço e da eletricidade. Nesse contexto, , a Teoria Clássica apresenta os elementos essenciais da administração: planejamento; organização coordenação, comandar e controlar, e o orçamento-programa apresenta-se como um instrumento de planejamento da administração pública gerencial.
Na perspectiva dos resultados esse artigo apresenta como objetivos específicos apontar os elementos e características atinentes a Teoria Neoclássica da Administração (1); Apresentar a evolução da Gestão Pública; e caracterizar os fatores relacionados à evolução do Orçamento-Programa (3).
Face ao exposto, foi constatado por meio do referencial, que embora a Teoria Clássica tenha surgido em 1916, disponibilizou vários conceitos para evolução da gestão, bem como o orçamento público, inclusive em alguns princípios, como: autoridade de responsabilidade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção; subordinação do interesse público ao geral; centralização; hierarquia/cadeia escalar, dentre outros
MAXIMIANO, Antonio C. Amaru. Teoria Geral da Administração: Da revolução industrial à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2017.