Resumo

Título do Artigo

FATORES DETERMINANTES PARA O COMPORTAMENTO DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS: UMA ABORDAGEM COM BASE NA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Reciclagem
Resíduos eletrônicos
Teoria do comportamento planejado

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Lucas Silva de Amorim
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Áurio Lúcio Leocádio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC
3 - Rodrigo Ladeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração
4 - Jose Carlos Lazaro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC
5 - Lilian Gabriela Pontes Rolim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Feac

Reumo

Devido ao aumento da quantidade de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, a compreensão dos principais fatores que influenciam a decisão dos consumidores individuais representa um ponto-chave para aumentar a quantidade de resíduos eletrônicos reciclados (DELCEA, et al. 2020). Reconhecendo a pluralidade de influências na formação do comportamento de reciclagem de resíduos eletrônicos, é preciso fazer uma análise profunda sobre o tema utilizando lentes teóricas abrangentes como o proposto pela teoria do comportamento planejado (TCP).
Thomas e Sharp (2013) enfatizam que a questão dos motivos que levam as pessoas reciclarem ou não reciclarem, está há muito tempo fazendo parte da vida dos pesquisadores e profissionais que buscam entender e influenciar este e outros comportamentos pró-ambientais. A presente pesquisa buscar responder a seguinte pergunta: quais são os fatores que influenciam o comportamento de reciclagem de resíduos eletrônicos? Para responder a tal pergunta, o presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores que precedem o comportamento de reciclagem de resíduos eletrônicos.
Ao longo dos anos, para estudar o comportamento humano, várias perspectivas teóricas foram aplicadas para apurar quais são os fatores determinantes que antecedem comportamentos. Dessa forma, a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) foi proposta inicialmente por Ajzen (1991). A TCP postula que a intenção de uma pessoa em executar um comportamento é o determinante imediato mais importante dessa ação. os resíduos eletrônicos são considerados como um dos resíduos que mais crescem no mundo e estão se tornando uma questão emergente devido às consequências sobre a natureza (AWASTHI et al., 2018)
Quanto aos seus objetivos, a pesquisa classifica-se como explicativa e descritiva. A pesquisa possui abordagem quantitativa. Quanto a amostra, foi aplicado um questionário entre 01/05/2023 até 30/06/2023. A aplicação ocorreu de forma presencial e online (através da divulgação pelas redes sociais dos autores). Após a coleta, foram levantadas 305 respostas válidas. Este estudo utilizou a modelagem de equações estruturais (MEE) para testar as hipóteses sugeridas.
Com relação a H1, o presente estudo constatou que há uma relação significativa e positiva entre a atitude e a intenção das pessoas em reciclar resíduos eletrônicos. H2 e H3 foram estatisticamente suportadas. Dessa forma, observa-se que as normas subjetivas (NSJ) e o controle comportamental percebido (CCP) são fatores determinantes que precedem a intenção dos indivíduos em relação a intenção comportamental de reciclagem de resíduos eletrônicos. Com relação a H4 e H5, os resultados constataram que CCP e a intenção precedem o comportamento de reciclagem de forma positiva e significativa.
O presente estudo objetivou investigar os fatores que influenciam o comportamento de reciclagem de resíduos eletrônicos. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico sobre a teoria do comportamento planejado e a temática de resíduos eletrônicos, seguido de uma análise de dados através da modelagem por equações estruturais. H1, H2 e H3 foram estatísticamente suportadas. Além disso, os resultados sugerem que o controle comportamental percebido (H4) e a intenção comportamental (H5) influenciam de forma positiva e estatisticamente significante o comportamento de reciclagem.
AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational behavior and human decision processes, v. 50, n. 2, p. 179-211, 1991. AWASTHI, A. K. et al. Modelling the correlations of e-waste quantity with economic increase. Science of the Total Environment, v. 613, p. 46-53, 2018. DELCEA, C. et al. Determinants of individuals’ E-waste recycling decision: A case study from Romania. Sustainability, v. 12, n. 7, p. 2753, 2020. HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6ª ed., Porto Alegre, Bookman editora, 2009.