Resumo

Título do Artigo

Gerenciamento de Stakeholders como mecanismo-chave para o sucesso em projetos complexos de consultoria tecnológica
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Gerenciamento de Stakeholders
Sucesso em projetos
Métodos ágeis em projetos complexos

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Gestão de Projetos em TIC

Autores

Nome
1 - Neide Mechato Valderrama
USP - Universidade de São Paulo - EAD
2 - Lucas Gabriel Bezerra Lima
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Doutorado em Administração de Empresas

Reumo

A consultoria de Tecnologia da Informação (TI) se destaca como um importante serviço que visa auxiliar as organizações na identificação, implementação e otimização de soluções tecnológicas, e desempenham um papel fundamental na era digital atual (Santos et al, 2022), impulsionando a inovação, o crescimento e a eficiência das organizações em todo o mundo. À medida que as empresas enfrentam desafios globais cada vez mais complexos, a necessidade de especialização técnica e orientação estratégica se torna essencial para alcançar o sucesso de um projeto de TI (Malik, et al, 2018).
Um projeto de TI (implantação de um software, utilização de novas ferramentas) pode ser abrangente e complexo, envolvendo uma ampla gama de atividades, desde a análise de requisitos e a avaliação de processos existentes até a definição de estratégias de implementação e o suporte contínuo pós-implantação (Santos et al, 2022). Assim, o objetivo do artigo é compreender de que modo é possível estabelecer um gerenciamento eficaz para alcance de sucesso do projeto alinhando as expectativas dos stakeholders com as metas organizacionais em projetos de TI.
A teoria dos stakeholders (TS) foi a lente teórica proposta para apoiar esta discussão, alinhando-a à perspectiva do stakeholder na literatura de gestão de projetos. A TS foi escolhida com base em parte de suas ideias-chave que incluem o reconhecimento de que as empresas não são atores isolados, que cada stakeholder que está envolvido com a empresa influencia e é influenciado pelas ações da empresa. Segundo o guia PMBOK (2021), os stakeholders podem mudar com a natureza e desenvolvimento do projeto, exercendo papel de fornecedores, clientes, usuários finais, agências regulatórias e outros
Os resultados mostram que a compreensão e análise aprofundada dos stakeholders permite um melhor gerenciamento dos atores envolvidos por conhecer suas necessidades, expectativas e impactos, possibilitando uma abordagem estratégica para atender às suas demandas de maneira adequada. O engajamento e monitoramento contínuos dos stakeholders foram essenciais para manter a motivação, promover o reconhecimento e garantir a participação ativa de todas as partes envolvidas. A partir desta discussão, duas proposições teóricas foram propostas com base nos dados empíricos, de modo a consolidar a análise.
Com base nesses resultados, podemos concluir que o gerenciamento eficaz de stakeholders, combinado com a aplicação dos princípios ágeis, é um fator determinante para o sucesso de projetos de TI em multinacionais. A colaboração ativa, a capacidade de resposta ágil às mudanças e a satisfação dos stakeholders são elementos-chave para alcançar resultados positivos. É fundamental que as organizações reconheçam a importância do gerenciamento de stakeholders como parte integrante de suas estratégias de gerenciamento de projetos, visando fortalecer as relações seus stakeholders
Aragonés-Beltrán, P., García-Melón, M., & Montesinos-Valera, J. (2017). How to assess stakeholders' influence in project management? A proposal based on the Analytic Network Process. International journal of project management, 35(3), 451-462. Freeman, R.Edward; Harrison, Jeffrey S.; Wicks, Andrew C.; Parmar, Bidhan; Colle, S. de. (2010). Stakeholder Theory - The State of the Art. Cambridge University Press. PMI. 2021. Guia PMBOK: Padrão de Gerenciamento de Projetos e Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, 7 ed, Newtown Square, Pennsylvania.