Resumo

Título do Artigo

SUCESSO EM UMA REVISTA POPULAR DE NEGÓCIOS: A QUESTÃO DA DIVERSIDADE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Sucesso
Diversidade
Pop-Management

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Mariana Rodrigues Lavinas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas
2 - Cristiana Trindade Ituassu
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas

Reumo

O sucesso move pessoas e organizações. Seu conceito se atrelou ao trabalho, vínculo que a cultura do management reforça e difunde através da mídia popular de negócios, ou pop-management. Quanto à diversidade, apesar de ser vantajosa para as organizações, a literatura descreve a existência de um estereótipo claro de pessoa de sucesso que desconsidera diferentes gêneros, cores de pele, orientações sexuais ou condições físicas, por exemplo. A questão do sucesso atrelado à diversidade em revistas de negócios – que reúne esses três aspectos – configura uma lacuna teórica e merece ser investigada.
Assume-se como problema de pesquisa responder à pergunta: qual o conceito de sucesso veiculado na revista Você S.A. à luz da ideia de diversidade, de 1998 a 2022? Logo, como propósito deste estudo, tem-se: identificar e analisar qual o conceito de sucesso veiculado na revista Você S.A. à luz da ideia de diversidade, de 1998 a 2022. O estudo pode auxiliar executivos, empresas e a população em geral a repensar “a cara do sucesso”, caminhando para uma sociedade em que a cor de pele, as deficiências, o gênero ou a orientação sexual de uma pessoa não determinem suas chances de ser bem-sucedida.
A noção de sucesso vem de valores disseminados pelos EUA, que exportou sua cultura gerencial para o mundo. Ele ainda atrai muitas pessoas, mesmo quando a literatura aponta bem-sucedidos adoecidos e infelizes. A diversidade trata de sujeitos com identidades distintas – em função de gênero, cor de pele, orientação sexual, deficiências – no mesmo sistema social. Em organizações, traz vantagem competitiva. A literatura pop-management é um tipo de mídia que massifica a cultura do management para além da empresa, difundindo regras de conduta e receitas fáceis para problemas complexos do executivo.
Esta pesquisa é qualitativa, descritiva e documental e foi realizada por meio da análise de conteúdo. A Você S.A., exemplo de pop-management e uma das principais marcas de carreira e finanças pessoais do Brasil, foi escolhida pela sua relevância e alcance. As 300 capas selecionadas desde seu nascimento formaram o corpus do estudo, tendo sido classificadas nas seguintes categorias, definidas a priori conforme literatura e objetivos do estudo: (i) Diversidade e Sucesso; (ii) Gênero; (iii) Cor de Pele; (iv) Orientação Sexual; (v) PCDs; (vi) Idade; (vii) Companhia; (viii) e Apelo visual (ix).
Sucesso foi tema em 16% das edições avaliadas, sem que a revista o problematizasse. A frequência com que o sucesso é debatido na Você S.A. acompanha o crescimento das imagens de homens nas capas. É possível identificar claramente a pessoa de sucesso que a Você S.A. veiculou nessas edições, trata-se de um homem, branco, provavelmente heterossexual - uma vez que a orientação sexual não é debatida com frequência na revista -, que possui apreço pela sua aparência. Ainda, esse homem não possui deficiências, sendo preferencialmente jovem ou maduro. Falamos, portanto, de um sucesso pouco diverso.
Os resultados apontam que pouco mudou na visão tradicional do sucesso, apesar da presença de alguma diversidade. Comparando os achados à literatura sobre o bem-sucedido (homem, branco, jovem), há poucos avanços. A diversidade não foi a tônica dos 24 anos de análise: minorias que estavam excluídas desse discurso assim permanecem. A falta de pessoas nas capas mais recentes pode sinalizar uma intenção de se evitarem estereótipos, refletindo eventuais mudanças no sentido do sucesso, talvez não mais atrelado a esse perfil encontrado. Mas isso não foi possível confirmar apenas pela análise das capas
COX, T.; BLAKE, S. Managing cultural diversity: implications for organizational competitiveness. Academy of Management Executive, v. 5, n. 3, p. 45-56, 1991. ITUASSU, C. T.; TONELLI, M. J. Sucesso, mídia de negócios e a cultura do management no Brasil. Cad. EBAPE.BR, v. 12, nº 1, artigo 5, Rio de Janeiro, Jan./Mar. 2014. WOOD JR, T.; PAULA, A. P. P. P. Pop-management: pesquisa sobre as revistas populares de gestão no Brasil. [São Paulo]: Fundação Getulio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 2002a.