Resumo

Título do Artigo

A GERAÇÃO DE VALOR NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA EM UMA IES PÚBLICA
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Palavras Chave

Geração de valor
Habilidades adquiridas
Ensino Superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Gabriela dos Santos Malaquias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa
2 - Leander Luiz Klein
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração Pública - PPGAP
3 - Vanessa giacomelli bressan
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Prpgp

Reumo

A geração de valor nas Instituições de Ensino Superior (IES) é uma questão chave para seu desenvolvimento e a inovação no campo acadêmico, organizacional e perante a sociedade. Para os alunos, a perspectiva de geração de valor é essencial para prospecção de atividades que considerem não somente os elementos e conteúdos necessários para sua formação, mas também as saídas de conhecimento e habilidades necessárias para sua atuação qualificada no mercado de trabalho.
Os alunos de uma IES, por mais que sejam sabedores de que precisam realizar a sua parte, estão requerendo mais e mais das atividades acadêmicas que precisam realizar e que se envolvem durante sua vida universitária. Isso cria cada vez mais a necessidade de que essas instituições gerem e agreguem valor a formação acadêmica do aluno. Diante disso, o problema de pesquisa desse trabalho é: qual a percepção de geração de valor dos estudantes na educação superior? Este artigo tem como objetivo avaliar a geração de valor percebida na educação superior.
O delineamento teórico desse trabalho foi orientado essencialmente sob as definições de geração de valor, atividades acadêmicas, professores e práticas de ensino, infraestrutura e suporte organizacional no ensino superior, bem como saídas de conhecimento e habilidade adquiridas.
Realizou-se uma pesquisa quantitativa do tipo survey por meio da aplicação de um questionário. A população alvo deste estudo são os egressos e alunos em fase final de curso de graduação de uma IES pública sediada no estado do RS, sul do Brasil. Obteve-se uma amostra de 1220 respondentes. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e multivariada, com aplicação da análise fatorial exploratória, dos testes t e Anova e análise de correlação de Pearson.
Destacam-se a formação de seis fatores de análise das atividades acadêmicas e suporte organizacional e quatro fatores que abordam saídas de conhecimento e habilidades adquiridas. Quanto a esses fatores, os resultados indicam que houveram diferenças de percepção significativas entre os grupos de homens e mulheres, alunos matriculados e egressos, faixa de renda e o fato de o indivíduo trabalhar ou não em sua área de estudo no curso que realiza. Verificou-se associação moderada das práticas de ensino professores dos professores e atividades em sala de aula com as saídas e habilidades avaliadas.
A conclusão desse trabalho é que a geração de valor é uma necessidade premente nas IES e algumas atividades e ações específicas contribuem de maneira mais efetiva para a concepção de valor, nesse caso do ponto de vista do estudante. Avaliar e valorizar essas atividades, além de necessário, apresentam-se como oportunidades para melhorar e agregar valor aos serviços oferecidos por essas instituições.
Da Silva, M. B. C., Bebber, S., Matte, J., Panizzon, M., de Lucena Perini, R., & Libardi, B. (2021). Antecedents of perceived value-in-use by university students. Journal of Facilities Management, 20(5), 696-712. Pastore, S., Manuti, A., & Scardigno, A. F. (2022). A national student survey for the Italian higher education system. Assessment & Evaluation in Higher Education, 47(7), 985-997. Petrusch, A., & Vaccaro, G. L. R. (2019). Attributes valued by students in higher education services: a lean perspective. International Journal of Lean Six Sigma, 10(4), 862-882.