Resumo

Título do Artigo

Ação governamental em cadeias de suprimentos sustentáveis: um mapeamento bibliométrico da literatura internacional
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Desenvolvimento sustentável.
Ação do governo.
Cadeias de suprimentos verdes e sustentáveis

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Lucas Braga da Silva
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) - Palmas
2 - Lia de Azevedo Almeida
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) - campus de palmas

Reumo

O governo e a sua ação com diferentes regulamentos são fatores decisivos para a coordenação das cadeias de suprimentos verdes e sustentáveis, uma vez que o seu papel é estimular o desenvolvimento de produtos e processos verdes. Além disso, também busca aumentar a conscientização ambiental dos produtores e consumidores e reduzir os impactos negativos da cadeia de suprimentos no meio ambiente. Para isso, a ação governamental pode ocorrer de diferentes formas, como regulamentações, políticas, subsídios, impostos, incentivos, certificações, entre outras (SHEN et al., 2023).
As revisões bibliométricas referentes a ação governamental em cadeias de suprimentos ainda permanece como lacuna na literatura. À luz da lacuna evidenciada, aponta-se como questionamentos norteadores da pesquisa: Qual é o estado atual da pesquisa sobre o tema? Quais os principais temas e tendências na disseminação das pesquisas do campo? Para isso, considerou-se como objetivo realizar uma revisão bibliométrica da literatura internacional sobre ação governamental em cadeias de suprimentos sustentáveis, a fim de desvelar a dinâmica da produção científica e dos temas de pesquisa.
O investimento em tecnologia verde, a ação do governo e as preferências verdes dos consumidores são fatores decisivos para as melhorias verdes e sustentáveis nas cadeias de suprimento. Para promover tais melhorias, o governo deve intervir com políticas públicas, regulamentos, incentivos e subsídios, com o intuito de aumentar os esforços sustentáveis de empresas e indústrias. Além disso, é preciso otimizar as dimensões da sustentabilidade (econômica, social e ambiental) nos espaços de decisões e nas ações públicas (ZHANG; YOUSAF, 2020).
O vigor e a relevância da pesquisa em ação governamental em cadeias de suprimentos sustentáveis são notáveis nos estudos internacionais, com mais expressividade no período de 2020 a 2022. No cenário nacional (Brasil) e das Américas Central e do Sul o tema ainda carece de desenvolvimento teórico e empírico, uma vez que a revisão bibliométrica não identificou pesquisas. O comparativo traçado revela pouca dinamicidade do tema, visto a ausência de pesquisas em países distintos e desenvolvimento teórico e empírico inexplorado, o que pode ter relação com a novidade no tema na literatura acadêmica.
A análise bibliométrica permitiu dizer que o tema é novo na literatura acadêmica, com crescimento expressivo nos últimos três anos (2020-2021), uma vez que o artigo mais antigo da rede de publicação é referente ao ano de 2012, o que confirma a necessidade de desenvolvimento teórico e empírico e revela oportunidades de pesquisas em diferentes países, a fim de compreender as dinâmicas da área e abrir novos caminhos para investigações futuras.
SHEN, J.; SHI, J.; GAO, L.; ZHANG, Q.; ZHU, K. Uncertain green product supply chain with government intervention. Mathematics and Computers in Simulation, v. 208, p. 136-156, 2023. ZHANG, X.; YOUSAF, H. M. A. U. Green supply chain coordination considering government intervention, green investment, and customer green preferences in the petroleum industry. Journal of Cleaner Production, v. 246, p. 1-7, 2020.