Resumo

Título do Artigo

O GAP ENTRE GESTÃO DA INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

GESTÃO
INOVAÇÃO
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Juliana Moreira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Setor de Ciências Sociais Aplicadas
2 - JOSE DAVI FERREIRA SANTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - São Cristovão
3 - Jefferson David Araujo Sales
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - PROPADM
4 - Alysson Guimarães
UNIVERSIDADE TIRADENTES (UNIT) - Aracaju
5 - Manuela Ramos da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - PROPADM E DSE

Reumo

Esses são temas que tem despertado interesse de pesquisadores e também das organizações, pois são relevantes para torná-las mais eficientes. No entanto, dentro da literatura, a gestão da inovação e a inteligência artificial são abordadas de maneiras distintas. Por um lado, há estudos que relacionam a tomada de decisão feita por um sistema de análise no que se refere à inovação.Por outro lado, há estudos que exploram como a gestão da inovação é influenciada pela inteligência artificial para criar modelos de negócios. Essa divergência na abordagem é o que justifica a oportunidade para o estudo.
Sendo assim, o problema de pesquisa que orienta esse estudo, surgiu do seguinte questionamento: como a literatura sobre gestão da inovação e inteligência artificial estão sendo abordadas atualmente e quais as tendências e oportunidades de pesquisas identificadas?
Este estudo teve como objetivo geral analisar, por meio da literatura, o cenário atual referente à gestão da inovação e inteligência artificial, buscando especificamente identificar os temas mais pesquisados, verificar as tendências e validar novas oportunidades de pesquisa. Esse estudo proporcionou uma contribuição real para o conhecimento, oferecendo insight valiosos e orientações práticas.
Constatou-se que a literatura sobre gestão da inovação e inteligência artificial atualmente estão sendo exploradas de forma esparsa, e que a falta de integração teórica dessas temáticas dificulta a sua compreensão sobre a perspectiva de gestão. No entanto, surgem tendências e oportunidades para estudos futuros, que podem explorar além da integração, os aspectos psicológicos, comportamentais, estratégicos e legais que envolvem uma gestão de inovação voltada para o uso de IA.
Em resumo, o estudo sobre gestão da inovação e inteligência artificial oferece uma contribuição real para o avanço do conhecimento da área, atendendo às necessidades dos interessados e preenchendo lacunas de conhecimento. Os resultados desse estudo têm aplicações práticas e ajudam a moldar o futuro da inovação, fornecendo orientações valiosas para a integração eficaz da gestão da inovação e inteligência artificial.
REFERÊNCIAS ARENAL, A. et al. Innovation ecosystems theory revisited: The case of artificial intelligence in China. Telecommunications Policy, v. 44, n. 6, p. 101960, 2020. BAI, X.; LI, J. The best configuration of collaborative knowledge innovation management from the perspective of artificial intelligence. Knowledge Management Research & Practice, p. 1-13, 2020. BOTELHO, L. L. R.; ALMEIDA. C, C. C.; M, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.