Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO: ESTUDO COM MUNICÍPIOS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

empreendedorismo
desenvolvimento regional
desenvolvimento socioeconômico

Área

Empreendedorismo

Tema

Redes de Empreendedores, Desenvolvimento Regional e Microempreendedorismo

Autores

Nome
1 - Keilla Dayane da Silva Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - CPTL
2 - JOYCE GOMES TAVARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - CPTL

Reumo

O empreendedorismo é amplamente reconhecido como um fator impulsionador do crescimento econômico e desenvolvimento socioeconômico. Pesquisadores destacam sua capacidade de introduzir inovação, criatividade e mudança tecnológica no mercado, tornando obsoletos produtos e tecnologias existentes. Além disso, os empreendedores são vistos como agentes que assumem riscos, fornecem empregos e estimulam o crescimento econômico de uma região. Estudos correlacionam o empreendedorismo ao crescimento e desenvolvimento socioeconômico, evidenciando uma relação positiva e determinante.
No contexto brasileiro, dados apontam para uma taxa significativa de empreendedorismo na população, destacando sua importância para o país. No estado do Mato Grosso do Sul, o empreendedorismo desempenha um papel importante no crescimento, evidenciado pelo aumento do número de empresas e postos de trabalho. Este estudo visa explorar a correlação entre empreendedorismo e desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o crescimento regional.
O empreendedorismo desempenha um papel fundamental na sociedade, atendendo às demandas latentes e obtendo lucro por meio da criação de valor e identificação de oportunidades (Paiva et al., 2018). Está intimamente ligado à inovação, à criação de novos produtos e negócios, exercendo um impacto significativo no desempenho econômico e no desenvolvimento de cidades e empresas (Junior & Sato, 2019; da Cruz & Silva, 2021).
A abordagem utilizada é quantitativa, com o uso de métodos estatísticos e dados secundários. O trabalho foi dividido em duas fases: coleta e construção do banco de dados, e análise dos dados. Foram estudados todos os 79 municípios do estado do Mato Grosso do Sul, considerando indicadores socioeconômicos como o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), o Produto Interno Bruto per capita (PIB), a população e o número de empreendedores. O período de coleta e análise dos dados compreendeu o ano de 2018 e utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman por meio do software SPSS.
A análise dos dados revelou que o número de habitantes (população), educação, emprego e renda e o PIB per capita estão positivamente correlacionados com o número de empreendedores nos municípios do Mato Grosso do Sul. Esses resultados indicam que um aumento na população, educação e na prosperidade econômica local está associado a um maior número de empreendedores, sugerindo a existência de um ambiente propício para o empreendedorismo nessas condições além de reforçar a importância desses fatores no estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento socioeconômico.
Os resultados mostraram que a população, o PIB per capita, o emprego e a renda, assim como a educação, influenciaram significativamente o número de empreendedores. Isso destaca a importância de um ambiente favorável ao empreendedorismo, com indicadores socioeconômicos mais robustos, para impulsionar o surgimento e o crescimento de novos negócios e promover o desenvolvimento econômico e social. Embora a saúde não tenha demonstrado significância nessa relação, é fundamental considerar ações específicas para garantir o bem-estar da população.
da Cruz, C. M. B., & Silva, C. C. S. (2021). Empreendedorismo e inovação nas cidades inteligentes: uma revisão sistemática da literatura. Cadernos UniFOA, 16(47), 129-138. Júnior, D. L. I. A., & Sato, C. Y. (2019). Influência da Educação Empreendedora na Identificação de Oportunidades de Negócios. Revista de Administração IMED, 9(2), 3-24. Paiva, M. S. D., Cunha, G. H. D. M., Souza Junior, C. V. N., & Constantino, M. (2018). Inovação e os efeitos sobre a dinâmica de mercado: uma síntese teórica de Smith e Schumpeter. Interações (Campo Grande), 19, 155-170.