Resumo

Título do Artigo

CONTEXTUALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sistema Único de Saúde
Políticas Públicas
Políticas de Saúde, Ações e Serviços de Saúde

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Rayanne de Almeida Gaspar
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Campus Juiz de Fora
2 - Flaviane Souza Santiago
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Faculdade de Economia

Reumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a trajetória das políticas de saúde a partir da história e perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS), contextualizando os antecedentes do SUS até a sua criação, a partir da sua promulgação na Constituição Federal de 1988. Além disso, o trabalho aborda o funcionamento do sistema, as ações e serviços por ele prestados a sociedade.
Necessidade de avançar na literatura de modo a ampliar os estudos sobre as questões relacionadas a saúde, por meio de análises macro política, da relação Estado e sociedade brasileira contemporânea e também os determinantes dos processos institucionais das políticas públicas que regem o sistema de saúde. Tendo como referência a trajetória que se desenvolveu em termos de política de saúde. Assim, o objetivo desse estudo é realizar uma revisão integrativa de literatura a partir da análise do contexto histórico do SUS juntamente com as suas políticas públicas criadas.
A abordagem da revisão integrativa fornece uma síntese do conhecimento e a aplicabilidade de importantes achados de pesquisa para a prática, pode ser realizada com diferentes finalidades, entre elas: (i) ampliar o grau de conhecimentos em uma determinada área, capacitando o pesquisador a entender melhor ou definir a questão de pesquisa; e (ii) descrever ou sistematizar o estado atual da arte relevante para o tópico ou questão específica no momento. Portanto, este trabalho não tem pretensões e condições de esgotar os temas relevantes e amplos aqui discutidos.
Observar que as mudanças ocorridas na saúde pública forma influenciadas por fatores econômicos, financeiros, políticos e sociais, e que tem despertado o interesse dos pesquisadores na tentativa de entender melhor o desafio decorrente de atuação das organizações em um ambiente incerto e mutável. As políticas publicam devem auxiliar os gestores e usuários do sistema de saúde em novas práticas que forneçam informações uteis, relevantes, precisas e tempestivas permitindo coordenar, gerenciar, apoiar e controlar todos os departamentos, processos, sistemas, funções e unidades organizacionais.
O cenário delineado pelos resultados desse estudo permite entrever que as regras postas não estão constituindo elementos suficientemente facilitadores da construção de um sistema universal, integral e hierarquizado e que as estratégias devem levar em consideração o público alvo das políticas, as dificuldades de acesso aos veículos de comunicação, a linguagem da informação, o gênero, a idade e o nível de escolaridade, entre outros aspectos.
BARBOSA, Estela Capelas. 25 anos do Sistema Unico de Saude: conquistas e desafios. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde v. 02, n. 02, p. 85–102 , 2013.BOTELHO, L. L. R., CUNHA, C. C. A., & MACEDO, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, 5(11), 121-136.BRASIL, Ministério da Saúde. Sistema Único de Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Coleção Para Entender a Gestão do SUS 2011