Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DOS FATORES CONTINGENCIAIS NA IMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO DE MUNICÍPIOS PARANAENSES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Setor Público
Teoria da Contingência
Sistema de Controle Interno

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Ricardo Ruschel
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
2 - Vinicius Abilio Martins
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Programas de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) e em Administração (PPGAdm)
3 - Vinicius Costa da Silva Zonatto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
4 - Clovis Fiirst
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
5 - Denis Dall Asta
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus de Cascavel

Reumo

A sociedade atual exige uma gestão pública transparente e eficiente. O Controle Interno desempenha um papel crucial, garantindo o uso adequado dos recursos. A implementação desse controle no setor público requer estudos mais aprofundados, especialmente sobre os fatores contingenciais que o influenciam. A Teoria da Contingência é usada como base teórica, correlacionando o desenvolvimento de sistemas de controle com as restrições enfrentadas pelos gestores públicos. Pesquisas têm explorado essa aplicação em prefeituras, hospitais e universidades, identificando fatores contingenciais.
A Pergunta de pesquisa, na percepção dos Controladores Internos quais os fatores contingenciais influenciam a implantação do Sistema de Controle Interno nas prefeituras Paranaenses? que tem como Objetivo, demonstrar se os fatores da teoria da contingência influenciam na implantação do SCI nas prefeituras paranaenses conforme a visão dos Controladores Internos.
Teoria da Contingência; Teoria da Contingência no Setor Público; Controle Interno na Administração Pública; Formulação de Hipóteses.
Esta pesquisa tem um cunho descritivo e quantitativo, buscando identificar a influência dos fatores contingenciais na implementação do Sistema de Controle Interno (SCI). Serão coletados dados por meio de um questionário online, utilizando a técnica de levantamento ou survey. A amostra é composta por 104 controladores internos de diferentes prefeituras. A análise dos dados será feita com o uso de estatística descritiva, software SPSS e Modelagem de Equações Estruturais (SEM) utilizando o método de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM).
Os resultados desta pesquisa mostraram que, dos fatores contingenciais investigados (ambiente, estrutura, estratégia, tecnologia e porte), apenas a estratégia teve influência significativa na implementação do Sistema de Controle Interno (SCI). Os demais fatores não apresentaram relação significativa com a implementação do SCI. Esses resultados vão de encontro a estudos anteriores que encontraram influência de outros fatores contingenciais, como ambiente e tecnologia, na implementação de sistemas de controle em entidades públicas.
Os controladores internos têm falta de conhecimento sobre Controle Interno, prejudicando suas atividades e a efetividade do sistema. Apenas o fator estratégia influencia a implementação do SCI. A pesquisa foi realizada em prefeituras do Paraná, limitando sua generalização para outros setores ou estados do Brasil. É necessário investir em capacitação e conhecimento para fortalecer o Controle Interno em todas as áreas da Administração Pública.
Beuren, I. M., & Zonatto, V. C. S. (2014). Perfil dos artigos sobre controle interno no setor público em periódicos nacionais e internacionais. Revista de Administração Pública, 48, 1135-1163. Chenhall, R. H. (2006). Theorizing contingencies in management control systems research. Handbooks of management accounting research, 1, 163-205. Donaldson, L. (2001). The contingency theory of organizations. Sage. Recuperado de https://sk.sagepub.com/books/the-contingency-theory-of-organizations Frezatti, F., Rocha, W., Nascimento, A. R., Junqueira, E., R. (2009). Controle gerencial: uma abordagem.