Resumo

Título do Artigo

MELHORIA DA GESTÃO CONTÁBIL DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: uma análise da implementação de um modelo de contabilidade gerencial
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Melhoria da Gestão Contábil
Micro e Pequenas Empresas
Modelos de Contabilidade Gerencial

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Financeira e Contábil

Autores

Nome
1 - Pedro de Oliveira Sales
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa
2 - Thiago Chagas de Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Leandro Rivelli Teixeira Nogueira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade

Reumo

Estudos recentes identificaram que Micro e Pequenas Empresas (MPEs) costumam passar pelo processo de fechamento precoce devido a problemas de gestão contábil (FIGUEIREDO et al., 2023; SILVA; NUNES, 2021). Em vista disso, o desenvolvimento e adequabilidade de ferramentas de contabilidade gerencial para este segmento de empresas tem se tornado cada vez mais importante.
Este trabalho analisou o contexto de duas MPEs. Uma delas, atua no ramo de comércio de peças e acessórios novos para veículos automotores, além da oferta de serviços mecânicos para automóveis – tendo um faturamento mensal médio de R$ 69.852,00, com três sócios e mais cinco colaboradores. Já a outra, atua no setor de petshop e serviços afins – tendo um faturamento mensal médio de R$ 25.000,00, com dois sócios e mais três colaboradores. Por questões éticas e de sigilo, ambas foram mencionadas por nomes fictícios, Alfa e Beta respectivamente.
A análise da aplicação de métodos e ferramentas de contabilidade gerencial nas MPEs é algo de suma relevância, por conta dos desafios e particularidades delas (FIGUEIREDO et al., 2023). Delgonaro et al. (2014), por exemplo, indicam que as MPEs possuem as seguintes especificidades organizacionais: maior informalidade de processos; proximidade; simplicidade; uma gestão mais pessoal que profissional; recursos escassos e centralizados; falta de mão-de-obra qualificada; etc.
Considerando a pertinência de pesquisas sobre o tema, este trabalho objetivou analisar a implementação de um modelo de melhoria da gestão contábil para MPEs. Tal investigação ocorreu por meio de um estudo de caso das empresas Alfa e Beta, clientes de uma consultoria de contabilidade referência em âmbito nacional, que é a NTW. Dessa forma, esta pesquisa se baseou no modelo de ferramentas da NTW, que é composto por cinco fases: Diagnóstico da situação; Priorizar ajustes; Implementar controles; Definição de metas a partir de indicadores; e Análise do alcance das metas.
A coleta dos dados ocorreu por entrevistas, levantamentos documentais e observações in loco. Já a análise deles, verificou a aplicabilidade do modelo de contabilidade gerencial da NTW. Como isso, identificou-se nos resultados a necessidade de: adaptar o modelo ao momento e eventuais fragilidades de cada negócio; respeitar a cultura organizacional; e ponderar que a implementação de ferramentas de contabilidade gerencial é uma medida fundamental, mas que por si só não garante a melhoria da gestão contábil de MPEs, principalmente porque também é necessária a adequada atuação dos gestores.
Este estudo se restringe à análise de dois casos com contextos específicos, não permitindo amplas generalizações. Por conta disso, sugere-se que mais estudos teórico-empíricos acerca da problemática sejam realizados, considerando outras configurações de MPEs. Apesar das suas limitações, esta pesquisa contribui para gerar reflexões sobre os desafios e aplicabilidades de metodologias para a contabilidade gerencial de MPEs, que segundo Silva e Nunes (2021) é um tema que necessita ser continuamente discutido pela literatura.