Resumo

Título do Artigo

AS TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 NA POTENCIALIZAÇÃO DA ECONOMIA CIRCULAR VIA ENGAJAMENTO DOS STAKEHOLDERS EM FOODTECHS BRASILEIRAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Tecnologias das Industria 4.0
Economia Circular
Engajamento dos Stakeholders

Área

Operações

Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - Tiago Hennemann Hilario da Silva
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Pedro Branca
2 - Simone Sehnem
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó

Reumo

Este estudo se justifica na necessidade da urgência em mudar do sistema linear para o circular, porém, existem lacunas a serem preenchidas, especialmente em relação ao apoio à transição por meio da inovação em organizações complexas que envolvem vários atores, redes e estruturas organizacionais. Identificar e explorar esta lacuna teórica pode contribuir para uma melhor compreensão deste objetivo de pesquisa. Com isto, este estudo toma como premissa a necessidade de novas descobertas relacionadas ao uso das tecnologias da Indústria 4.0 nos processos das foodtechs.
O objetivo deste estudo é identificar a adoção das tecnologias da Indústria 4.0 para potencializar a Economia Circular, em foodtechs brasileiras, via engajamento dos stakeholders. Para isso, foram selecionadas oito foodtechs que já utilizam tecnologias da Indústria 4.0 em seus processos internos ou em sua rede de stakeholders, visando potencializar a economia circular em seus modelos de negócio. Estas foodtechs se enquadram em quatro diferentes classificações mercadológicas: fornecedores de insumos, produtor rural, indústria de transformação ou atacado e varejo.
A Economia Circular busca solucionar os problemas relacionados à escassez de recursos, resultantes do modelo econômico linear de "extrair, transformar, descartar" . O conceito de Indústria 4.0 refere-se ao conjunto de tecnologias, dispositivos e processos que operam de forma integrada ao longo das etapas do processo produtivo e da cadeia de suprimentos, permitindo uma produção autônoma, integrada e descentralizada, com mínima intervenção humana.Os stakeholders são grupos ou indivíduos que podem afetar ou serem afetados pelos propósitos de uma organização.
Para atender os objetivos propostos neste estudo, realizamos uma pesquisa qualitativa exploratória, através estudos de múltiplos casos (Yin, 2002), usando análises dentro do caso e entre casos para encontrar padrões, semelhanças e possíveis contradições, através da amostragem teórica conforme os autores Eisenhardt e Graebner (2007).
Os resultados demonstram que as foodtechs estão adotando gradualmente as tecnologias da Indústria 4.0 para impulsionar a Economia Circular em suas operações. O engajamento dos stakeholders, juntamente com a implementação de tecnologias como automação, big data, biotecnologia e internet das coisas, tem sido fundamental nesse processo. No entanto, a adoção plena das tecnologias da Indústria 4.0 e a transição para uma Economia Circular enfrentam desafios, como custos elevados e barreiras regulatórias.
No entanto, a adoção plena das tecnologias da Indústria 4.0 e a transição para uma Economia Circular enfrentam desafios, como custos elevados e barreiras regulatórias. A colaboração entre empresas, órgãos reguladores, academia e sociedade é essencial para impulsionar a adoção dessas tecnologias e promover uma transformação efetiva
Awan, U., Sroufe, R., & Bozan, K. (2022). Designing Value Chains for Industry 4.0 and a Circular Economy: A Review of the Literature. Sustainability, 14(12), 7084. https://doi.org/10.3390/su14127084 Bag, S., Gupta, S., & Kumar, S. (2020). Industry 4.0 adoption and 10R advancemanufacturing capabilities for sustainable development. International Journal of Production Economics, 107844. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2020.107844 Ellen MacArthur Foundation (2015). Towards the Circular Economy. Available at https://archive.ellenmacarthurfoundation.org – Accessed 31.05.2023.