Resumo

Título do Artigo

Retenção e Persistência dos alunos no Ensino Superior: um Estudo Bibliométrico e Integrador
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Palavras Chave

Retenção
Persistência
Ensino Superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - MARCOS ANTONIO MAIA LAVIO DE OLIVEIRA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BRAGANÇA PAULISTA - Bragança Paulista/SP
2 - Cristina Keiko Yamaguchi
Universidade do Extremo Sul Catarinense - Criciuma - SC
3 - Thiago de Luca Santana Ribeiro
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial Barra Funda
4 - Anderson Antônio de Lima
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - MEMORIAL

Reumo

Instituições de ensino superior (IES), suas escolas e departamentos componentes e acadêmicos individuais há muito se preocupam em tentar garantir que os alunos, uma vez matriculados, permaneçam e concluam com sucesso seus estudos (Tight, 2020). Essa preocupação está encapsulada ao conceito de retenção do aluno. A retenção de alunos é uma preocupação antiga, que no passado era muito discutida por sinônimos mais negativos, como retração e evasão de alunos (Tight, 2020). De fato, a retenção é a forma positiva de se lidar com o fenômeno da evasão dos alunos.
Apesar da importância das estratégias de retenção em relação ao fenômeno da evasão nas IES, até o nosso melhor conhecimento, não há trabalhos que tenham organizado e sintetizado as fronteiras do conhecimento sobre a temática. Assim, temos como questão de pesquisa: "Quais são e como tem sido desenvolvidas as principais fronteiras do conhecimento em estudos de retenção e persistência dos alunos em IES?”. Nosso objetivo, portanto, é organizar e sintetizar em clusters teóricos as fronteiras do conhecimento em retenção e persistência dos alunos em IES.
Por ser um fenômeno complexo (Felizardo et al., 2022), a evasão no ensino superior tem sido estudada por diferentes abordagens teóricas acerca da retenção. Uma das abordagens mais antigas é a abordagem psicológica (por exemplo, Astin, 1984; Bean & Eaton, 2001), que defende que o sucesso da retenção está relacionado aos atributos e deficiências pessoais de cada aluno. Em contraste com a perspectiva psicológica, as teorias sociológicas têm se preocupado com os atributos dos indivíduos e suas posições dentro do contexto mais amplo de suas instituições acadêmicas e de sua sociedade.
Com base nas relações teóricas-temáticas identificadas, apresentamos uma estrutura conceitual integradora que aglutina em um único framework as principais descobertas desta pesquisa (figura 3). O modelo fornece uma compreensão ampla dos principais aspectos que têm sido estudados nas fronteiras do conhecimento sobre retenção e persistência em IES. Para facilitar a visualização, organizamos os aspectos em três grandes grupos: institucionais; contextuais; e tecnológicos.
Tradicionalmente, as pesquisas sobre retenção e persistência de alunos focavam aspectos psicológicos e sociológicos dos alunos, IES e de suas comunidades. O foco das pesquisas parece estar mudando. Cada vez mais, novas pesquisas têm direcionado a sua atenção para aparatos tecnológicos e modelos de predição baseados em inteligência artificial, big data, e machine learning. Até certo ponto, o estoque do conhecimento anterior somado com as novas tecnologias abre grandes possibilidades para que não só gestores de IES, mas também atores políticos compreendam melhor o fenômeno da evasão.
Tight, M. Student Retention and Engagement in Higher Education. Journal of Further and Higher Education, 44(5), 689-704. http://dx.doi.org/10.1080/0309877X.2019.1576860 Tinto, V. (1975). Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, 45(1), 89-125. https://doi.org/10.2307/1170024 Tinto, V. (1993). Leaving College: Rethinking the Causes and Cures of Student Attrition. 2nd ed. Chicago, IL: University of Chicago Press. Zupic, I., & Cater, T. (2015). Bibliometric Methods in Management and Organization. Organizational Research Methods,