Resumo

Título do Artigo

SEGURANÇA, PROTEÇÃO E PRIVACIDADE DE DADOS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E LEXICOGRÁFICO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Segurança de Dados
Revisão Bibliométrica
Lexicografia

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - SABRINA MEDIANEIRA DA SILVA AVILA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - SANTA MARIA
2 - Marcelo Battesini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração Publica

Reumo

Existe um aumento da preocupação com os dados, pois o mundo passa por uma transformação digital, e os dados passaram a ter uma importância mais relevante no cotidiano (de Lima, 2021). Indicando que no ambiente computacional a segurança de dados e a proteção de privacidade são questões das mais importantes (Li et al., 2023). No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), implementada em 2021, atinge todas as instituições públicas e privadas. Ela tem como princípio proteger os direitos de liberdade e privacidade dos cidadãos brasileiros (Donda, 2020).
A relevância teórica e prática da temática segurança, proteção e privacidade de dados demanda uma busca sistemática da literatura que atualize e amplie o escopo de trabalhos anteriores. Lacunas que endereçaremos por meio das questões de pesquisa: Qual o panorama mundial da produção acadêmica e os principais periódicos, autores e suas redes colaborativas? Quais as relações semânticas entre as formas lexicais latentes? Como classificar os artigos estudados a partir delas? Com isso, este artigo tem o objetivo de caracterizar a literatura contemporânea sobre a segurança, proteção e privacidade.
Esta é uma pesquisa com propósito descritivo, no qual foram realizadas análises bibliométricas (RStudio) e análise lexicográfica (IRaMuTeQ). Delineamento que busca ampliar as possibilidades dos estudos unicamente bibliométricos, ao estudar o tema proposto. Os estudos bibliométricos tratam dos aspectos relacionados a comunicação de trabalhos científicos, examinando impacto, autoria, publicações, citações e conteúdo (Araujo, 2022). A análise lexicográfica favorece o estudo das palavras utilizadas em determinadas comunidades (Costa, 2019), ampliando e complementando a análise.
Trata-se de uma pesquisa com propósito descritivo, no qual foram realizadas análises bibliométricas por meio do software RStudio e do IRaMuTeQ para análise lexicográfica. Delineamento que busca ampliar as possibilidades dos estudos unicamente bibliométricos, ao estudar o tema proposto. Os dados foram extraídos das bases de dados Web of Science (WoS) e Scopus em 2023 (26 de junho), considerado a produção de artigos no período de 2019 a junho de 2023.
Um conjunto de resultados que foram discutidos. Em relação às análises bibliométricas, foram: redes de cocitações, autores mais relevantes e periódicos mais citados. Em relação às análises lexicográficas: Classificação Hierárquica Descendente, Análise Fatorial por Correspondência e Árvore de Similitude. Nossos resultados apontam os principais periódicos e os autores mais produtivos, assim indicam quatro classes temáticas latentes podem ser utilizadas para organizar os artigos presentes na literatura.
Alcançamos nosso objetivo de caracterizar a literatura contemporânea sobre a segurança, proteção e privacidade de dados, considerando o período 2019-2023, o que permitiu ampliar a compreensão da temática, elucidando similaridades e diferenças nas relações dos temas.
Araújo, C. S. de. (2022). Urban circular economy as a resource for a circular city: a bibliometric study. Rev Prod e Desenv, 8(1), e627. Costa, D. de (2019). Tratamento lexicográfico de dados geolinguísticos: discussões [...]. A Cor Das Letras, 20(1), 127–142. De Lima, A. C. (2021). Segurança de dados e Big Data. Editora Senac, São Paulo. Donda, D. (2020). Guia prático de implementação da LGPD. Editora Labrador. Li, F., Wang, J., & Song, Z. (2023). Privacy Protection of Cloud Computing Based on Strong Forward Security. Internat J Cloud Appand Comp (IJCAC), 13(1), 1-9.