Resumo

Título do Artigo

Drivers teóricos do Turismo Voluntário: Análise bibliométrica de Redes de Pesquisas 2013 a 2021
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Turismo Voluntario
VOSviewer
Iramuteq

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - rodrigo oliveira ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Administração
2 - STELLA PEREIRA LEITE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Administração
3 - CARLOS EDUARDO CAVALCANTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Depto de Administração

Reumo

Os estudos sobre o voluntariado no turismo estão aumentando em popularidade nas últimas décadas (Qi, 2021) e tem despertado o interesse de acadêmicos, políticos e formuladores de políticas. Proyrungroj (2017) define o turismo voluntário como uma atividade turística porque envolve o movimento temporário de indivíduos de seus locais habituais de trabalho ou residência para outros destinos durante seu tempo livre e com sua vontade.
Diante da complexidade que compreende o conceito do turismo voluntário, como a literatura aborda sua aplicabilidade e conexidade nos trabalhos acadêmicos? Para responder esta questão, este estudo objetiva compreender o turismo voluntário, por meio de uma análise da rede de coocorrência de palavras-chave e da árvore de similitude, a fim de identificar os temas já consolidados neste campo de estudo, bem como quais as novas tendências de pesquisas.
O crescimento do turismo voluntário tem motivado os estudiosos a buscar compreender esse fenômeno a partir de diferentes perspectivas (Qi, 2021), conduzindo pesquisas para examinar experiências, atributos e benefícios do turismo voluntário (Lee, 2020), explorar os comportamentos de turistas e suas contribuições à comunidade anfitriã Proyrungroj (2017) ou investigar as motivações dos voluntários anfitriões a partir da perspectiva do altruísmo (Weaver, 2015). Este conjunto de estudos fornece evidências do valor e importância dos voluntários na indústria do turismo (Qi, 2021).
Os artigos tratados condizem com estudos anteriores que examinam o turismo voluntário sob a ótica dicotômica do interesse próprio versus intenção altruísta e revelam os fatores que impactam na motivação e na experiência dos turistas voluntários Lee(2020). Além disso, expõem o processo de mercantilização do turismo voluntário (Everingham et al., 2021) e apresentam uma nova versão desse modelo, entra em cena a articulação entre fazendeiros agrícolas e movimentos sociais na tentativa de propor agendas de solidariedade associadas à prática da agricultura orgânica (Everingham et al., 2021).
A Análise de coocorrência gerou 3 cluters.O primeiro focou na perspectiva da comunidade e das atitudes dos residentes, com destaque aos achados de Lee(2020).O segundo, nas experiências e motivações do turista voluntário e o terceiro evidenciou os impactos positivos e negativos causados pelo turismo voluntário.Na segunda análise, o forte acoplamento entre estas cinco comunidades expostas na árvore de similitude reforçam o que a literatura vem debatendo sobre motivação do turista voluntário experiências e intenções de turismo voluntário entre jovens viajantes.
Lee, HY (2020). Compreender as atitudes da comunidade em relação ao turismo voluntário. Tourism Recreation Research , 45 (4), 445-458; Qi, H. (2021). Host volunteering in tourism as a voluntary exchange, Current Issues in Tourism, 24:6, 857-870; Weaver, D. (2015). Volunteer tourism and beyond: motivations and barriers to participation in protected area enhancement. Journal of Sustainable Tourism, 23(5), 683–705. Proyrungroj, R. (2017). Orphan Volunteer Tourism in Thailand: Volunteer Tourists’ Motivations And On-Site Experiences. Journal of Hospitality and Tourism Research, 41(5), 560–584