Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE E BLUE ECONOMY: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

sustentabilidade
blue economy
bibliometria

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Marcos Aurélio Oliveira Rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE

Reumo

Este estudo destaca a importância da sustentabilidade e sua relação intrínseca com a blue economy (economia azul). Ambas visam promover o uso sustentável dos recursos naturais, proteger ecossistemas marinhos e costeiros, preservar a biodiversidade e a saúde dos oceanos. O artigo, com isso, propõe uma pesquisa para analisar a produção científica conjunta sobre sustentabilidade e blue economy, utilizando técnicas bibliométricas.
O artigo discute a integração da economia azul na sustentabilidade para alcançar um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção dos ecossistemas marinhos por meio de práticas responsáveis. Com isso, o estudo visa mapear a produção acadêmica conjunta sobre conservação ambiental e economia azul por meio de uma análise bibliométrica para identificar tendências, avanços científicos e lacunas de pesquisa nessas áreas.
O artigo aborda a importância da integração da economia azul na busca pela sustentabilidade, visando alcançar um equilíbrio crucial entre o desenvolvimento econômico e a proteção dos ecossistemas marinhos. Ao priorizar a conservação dos recursos marinhos e a mitigação dos impactos negativos, a economia azul se propõe a promover um modelo de desenvolvimento que preserve a saúde dos oceanos e ofereça benefícios econômicos a longo prazo, sem comprometer as gerações futuras.
O artigo usou a análise bibliométrica como principal método para mapear a produção acadêmica conjunta sobre conservação ambiental e economia azul. Os autores pesquisaram artigos relevantes no banco de dados Scopus usando as palavras-chave “sustentabilidade” e “economia azul” e analisaram os títulos, resumos e metodologias dos artigos para determinar sua relevância inicial.
A análise bibliométrica identificou as palavras-chave mais frequentemente associadas à sustentabilidade e à economia azul, como “desenvolvimento sustentável”, “recursos marinhos”, “serviços ecossistêmicos” e “gestão costeira”. O estudo revelou que as principais áreas de pesquisa nesse campo eram a conservação marinha, pesca sustentável e energia marinha renovável. Também foram identificadas lacunas na pesquisa, especialmente em relação à sustentabilidade social e econômica, bem como na integração do conhecimento ecológico tradicional e das comunidades locais na economia azul.
O artigo constatou um aumento significativo no número de estudos publicados sobre sustentabilidade e economia azul, indicando um interesse crescente em compreender e promover práticas sustentáveis e o potencial da economia azul. O artigo ressaltou, também, a importância da pesquisa interdisciplinar e da colaboração entre academia, indústria e formuladores de políticas para promover o desenvolvimento sustentável e a conservação dos recursos marinhos.
CARVER, Rosanna. Lessons for blue degrowth from Namibia’s emerging blue economy. Sustainability Science, v. 15, n. 1, p. 131-143, 2020. DONTHU, Naveen et al. How to conduct a bibliometric analysis: An overview and guidelines. Journal of Business Research, v. 133, p. 285-296, 2021. DZHENGIZ, Tulin; NIESTEN, Eva. Competences for environmental sustainability: A systematic review on the impact of absorptive capacity and capabilities. Journal of business ethics, v. 162, n. 4, p. 881-906, 2020.