Resumo

Título do Artigo

“TENHO QUE FAZER O DOBRO”: Narrativas sobre avaliação de desempenho e racismo em organizações
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Racismo nas organizações
Avaliação de desempenho
Interseccionalidade

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Beatriz Silva Tupiniquim Freitas de Abreu
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS - EAESP
2 - Rafael Augusto Kwiatkoski Vieira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

Este estudo analisa como a discriminação racial afeta mulheres negras em cargos de gerência intermediária. O objetivo é compreender como elas percebem os processos de avaliação de desempenho e sua relação com questões raciais. Através de uma abordagem narrativa interacional, o estudo busca identificar conexões entre as narrativas sobre desempenho e o racismo. Embora não haja relatos diretos de racismo nas avaliações, a questão racial influencia o percurso dessas mulheres nas organizações.
O problema de pesquisa neste estudo é compreender como as questões raciais afetam as experiências de mulheres negras em cargos de gerência intermediária, especificamente no contexto de avaliações de desempenho. O objetivo é investigar como as narrativas sobre avaliações de desempenho e questões raciais se conectam na experiência dessas mulheres, a fim de compreender como elas percebem os processos de avaliação aos quais são submetidas. O estudo busca identificar como a discriminação racial se manifesta nas experiências cotidianas dessas mulheres e como isso impacta seu caminho nas organizações
O racismo é uma construção histórica que diferencia as pessoas com base na raça, manifestando-se estruturalmente em práticas individuais e institucionais, perpetuando desigualdades (ALMEIDA, 2018). As avaliações de desempenho, utilizadas por organizações para gerenciar o desempenho dos trabalhadores, podem ser influenciadas por vieses e preconceitos, afetando as oportunidades e recompensas destes (MURPHY, 2019), especialmente de mulheres negras, uma vez que as opressões de raça e gênero se entrelaçam (CRENSHAW, 2002).
Este estudo utiliza a análise narrativa interacional como abordagem metodológica para examinar as narrativas (RIESSMAN, 2005) de mulheres negras em cargos de gerência intermediária sobre avaliações de desempenho. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas que abordaram questões sobre discriminação racial na sociedade brasileira, experiências de avaliação de desempenho e o impacto da desigualdade racial na carreira. Foram entrevistadas 9 mulheres negras em duas empresas, uma pública e uma privada, com avaliações de desempenho distintas.
O estudo apresentou cinco caminhos interpretativos com base nas narrativas das entrevistadas: (1) presença única de pessoas negras em lugares de poder (2) necessidade de fazer mais para obter reconhecimento (3) contradição entre reconhecer o racismo na sociedade e negar sua experiência pessoal (4) existência de discriminação racial em relação a avaliadores e falta de representatividade em cargos de alta gerência e (5) influência dos estereótipos e pressões sociais na imagem da pessoa negra. Esses caminhos revelam as complexidades e desigualdades enfrentadas pelas mulheres negras no trabalho.
As narrativas revelam expressões de racismo e discriminação racial presentes nos ambientes de trabalho, especialmente nas avaliações de desempenho. A estrutura racista afeta as promoções, avaliações e a presença em posições de poder, além de influenciar a percepção do corpo e comportamento das pessoas negras, porém essas estruturas se apresentam de forma sútil, dificultando, assim, a sua identificação e, por consequência, a sua resolução.
RIESSMAN, Catherine Kohler. Narrative Analysis. In: HUDERSFIELD, University of (Ed.). Narrative, Memory & Everiday Life. Huddersfield: University of Huddersfield Repository, 2005. p. 1-7. MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido de Retrato do colonizador. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021. ALMEIDA, Sílvio. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018. CHERON, Cibele; SALVAGNI, Julice; COLOMBY, Renato Koch. The Qualitative Approach Interview in Administration: A Guide for Researchers. RAC: Revista de Administração Contemporânea, v. 26, n. 4, 2022.