Resumo

Título do Artigo

Transformando a cadeia de suprimentos de linear para circular: estudo de caso no setor energético
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Economia circular
Economia linear
Desenvolvimento sustentável

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Gabriel Santos do Prado
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA
2 - Alvair Silveira Torres Junior
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - administração

Reumo

Evidenciando os impactos ambientais consequentes do predominante modelo linear, baseado em um processo de retirar-produzir-descartar, a economia circular se posiciona como uma alternativa para equilibrar os níveis econômicos, ambientais e sociais dos modelos de negócio. Nesse contexto, é possível encontrarmos casos de organizações que nasceram com um modelo circular, mas como outras empresas podem executar essa transição?
O problema de pesquisa se baseou no entendimento de quais são os fatores e desafios relevantes para o processo de transformação da cadeia de suprimentos de linear para circular. Com esta questão-problema em mente, o artigo objetivou extrair possíveis lições de transformação circular, com base em estudo de caso da Raízen, companhia de energia e combustíveis.
Visando atingir o objetivo estabelecido, o estudo realizou revisão literária de temas associados à economia linear, sustentabilidade, economia circular e transformação da cadeia de suprimentos de um modelo para o outro, via análise de fatores que contribuem para essa transição (EMF, 2013; PARINI, 2021). Vale o registro conceitual de que desenvolvimento sustentável se relaciona com economia circular, e que esta é uma alternativa ao predominante modelo linear (EMF, 2013).
O artigo seguiu a metodologia de pesquisa qualitativa, a partir da condução de um estudo de caso com a empresa selecionada, objetivando entender como outras organizações do setor podem transformar sua cadeia de suprimentos, a partir dos aprendizados adquiridos com o estudo. Dessa forma, foi elaborado o protocolo e as técnicas de coleta e análise de evidências coletadas ao longo do estudo, obtidas via entrevistas com especialistas da Raízen e dados secundários de relatórios e notícias sobre a empresa.
A análise dos dados foi uma descrição do conteúdo e das evidências coletadas ao longo do estudo (FREITAS e JABBOUR, 2011). Com isso, foi possível analisar o contexto empresarial e a cadeia de suprimentos dos principais produtos, via dados secundários e os coletados nas entrevistas. Isso alavancou a análise na ótica de fatores que facilitam uma transição circular. Ademais, foi discutido a validação do nível de circularidade ao longo da cadeia e proposição de modelo de categorização para comparar esse nível entre cadeias de diferentes setores.
Conclui-se que a Raízen está em processo de transição circular, ao possuir um alto nível de maturidade circular em seus produtos renováveis, alavancado principalmente por i) influência do setor público e privado, ii) disponibilidade tecnológica e iii) validação de ganhos econômicos. Contudo, a empresa possui características que desafiam a circularidade completa de suas operações: i) atuação no setor de combustíveis fósseis e ii) externalidades da própria operação dos renováveis, a exemplo de monocultura e uso de fertilizantes fósseis.
EMF — ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Towards the circular economy Vol. 1: an economic and business rationale for an accelerated transition, 2013. FREITAS, Wesley RS; JABBOUR, Charbel JC. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões. Revista Estudo & Debate, v. 18, n. 2, p. 07-22, 2011. PARINI, Franco Paolo. Empreendedorismo sustentável segundo abordagem regenerativa da Economia Circular: Pesquisa-Ação focada no segmento da indústria de tintas e vernizes no Estado de São Paulo. 2021. 217 f. São Paulo, 2021.