Resumo

Título do Artigo

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS MAIS RECENTES EM RESTAURANTES: UMA REVISÃO
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Palavras Chave

Serviços de alimentação
Vantagens e desvantagens
Tecnologia

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Anny Victória Lacera Auerswald Albino
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

Tecnologias emergentes como Inteligência Artificial (IA), robôs, Internet das coisas (IoT), realidade virtual tem potencial para aumentar a produtividade e diminuir custos (Wirtz & Zeithaml, 2018), e tem crescido em participação no setor de restaurantes (Blöcher & Alt, 2020) proporcionando vantagens e desvantagens para as empresas e sociedade (Silveira, et al., 2021). O setor de restaurantes é economicamente relevante (United States Department of Agriculture, 2021), e tem crescido no mundo inteiro (Yi et al., 2021).
O aumento na utilização de tecnologias emergentes em restaurantes (Blöcher & Alt, 2020) pode beneficiar a experiência do consumidor e eficiência na produção (Verevka, 2019). Porém, requerem investimentos significativos, treinamento, mudança na infraestrutura (Brunetti et al., 2020). Além de terem surgido preocupações em relação à privacidade, segurança dos dados (Kshetri, 2014) e desemprego (Chhaya et al., 2020). Portanto, teve como objetivo identificar as aplicações dessas tecnologias em restaurantes e discutir suas vantagens e desvantagens no setor.
Ao longo da história, a produção de bens e serviços evoluíram com a integração das tecnologias que emergiram com o tempo. A quarta revolução industrial trouxe tecnologias disruptivas (Choi et al., 2021) e mais recentemente, o conceito de Indústria 5.0 surgiu com foco na coexistência entre tendências tecnológicas e sociais (European Commission, 2021). As principais tecnologias associadas à Indústria 5.0 incluem IA, robôs, IoT, sensores, realidade aumentada e big data (Huang et al., 2022). A utilização dessas tecnologias têm crescido e impactado a indústria de restaurantes (Blöcher & Alt, 2020).
A maior parte dos artigos encontrados abordavam robôs e IA. Robôs foram utilizados principalmente na preparação de alimentos e bebidas e atendimento ao cliente, auxiliando na redução de custos e inovação na experiência do consumidor, porém, tanto clientes quanto trabalhadores apresentam barreiras para sua aceitação. A inteligência artificial auxilia na melhoria da produção e serviços. Big data ajuda para melhor estratégias de negócios, enquanto IoT e sensores contribuem na gestão de desperdícios.
As tecnologias estudadas trazem benefícios como eficiência, redução de custos, gestão de resíduos, tomada de decisões na indústria de restaurantes. Contudo, as preocupações principais estão relacionadas aos robôs de serviço, especialmente em termos éticos, experiência do consumidor e percepção da qualidade dos alimentos, entretanto, os artigos não abordaram possíveis desvantagens das demais tecnologias como IA, big data, IoT, sensores, tecnologia da informação ou realidade aumentada.
Blöcher, K., & Alt, R. (2021). AI and robotics in the European restaurant sector: Assessing potentials for process innovation in a high-contact service industry. Electron Markets, 31, 529–55. https://doi.org/10.1007/s12525-020-00443-2 Huang, S., Wang, B., Li, X., Zheng, P., Mourtzis, D., & Wang, L. (2022). Industry 5.0 and Society 5.0—Comparison, complementation and co-evolution. Journal of Manufacturing Systems, 64, 424-428. https://doi.org/10.1016/j.jmsy.2022.07.010