Resumo

Título do Artigo

TENDÊNCIAS E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO COM ATORES ENVOLVIDOS NOS CAMINHOS DE PEDRA EM BENTO GONÇALVES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Desenvolvimento Sustentável
Negócios sustentáveis
Turismo, Produção e Consumo Sustentável

Área

Empreendedorismo

Tema

Redes de Empreendedores, Desenvolvimento Regional e Microempreendedorismo

Autores

Nome
1 - LEILA DAL MORO
Atitus Educação - PPGA
2 - ELISIANE BRANCO
Atitus Educação - Passo Fundo

Reumo

Busca-se aprimorar o comportamento consumista, desenvolvendo uma visão crítica em relação aos numerosos desafios do planeta, a fim de elevar a concordância das pessoas em relação à sustentabilidade, promovendo ações para a conservação de recursos naturais (Skanavis et al., 2020). Neste contexto, o ODS 12 tem entre as suas metas o uso dos recursos naturais de forma responsável, enfatizando a necessidade de promover padrões de produção e consumo sustentáveis, considerando a necessidade de amenizar a geração de resíduos (ONU, 2015).
Problema: Busca responder o seguinte problema: Quais são as tendências da sustentabilidade na região dos Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves? Objetivo descrever as tendências da sustentabilidade na região dos Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves – RS, Brasil.
No referencial teórico é abordado alguns fatores importantes que deram suporte à pesquisa; 2.1 Produção e Consumo Sustentável; 2.2 Empreendedorismo rural sustentável e 2.3 Turismo sustentável.
No contexto empresarial, além de atender as exigências do mercado, os anseios do stakeholders e as expectativas da sociedade, modelos de negócios que sejam capazes de gerar valor sustentável vêm sendo incorporados (O’Neill, Hershauer, & Golden, 2009; Pinsky, Dias, & Kruglianskas, 2013; Schategger & Wagner, 2011). Tais mudanças mercadológicas permitem oportunidades de negócios para que o empreendedorismo ganhe destaque como incentivador do desenvolvimento sustentável (Cicconi, 2013). O empreendedorismo sustentável destaca-se como meio de integrar as dimensões das estratégias empresariais.
Com base nas análises realizadas na pesquisa, observou-se que as principais tendências de turismo e negócios sustentáveis na rota Caminhos de Pedra são o turismo cultural e rural, produção de vinhos e geleias, bem como, a prestação de serviços diversos provenientes da mão-de-obra familiar. O empreendedorismo, representado em sua maioria pelas mulheres, demonstra que o local contribui para a igualdade de gênero, igualdade etária e o empoderamento da mulher no campo.
Amazonas, I. T., Silva, R. F. D. C. E., & Andrade, M. O. D. (2018). Environmental management in hotels: Sustainable technologies and practices applied in hotels1. Ambiente & Sociedade, 21. https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc0172r2vu18L1AO Bardin, L. 2016. Análise de Conteúdo. 3ª. ed. Lisboa. Portugal: Edições 70 Belz, F.M., & Binder, J.K. (2015). Empreendedorismo Sustentável: Um Modelo de Processo Convergente. Estratégia Empresarial e Meio Ambiente, 26(1), pp.1–17. https://doi.org/10.1002/bse.1887 Borges, IMS; Almeida, RL jacinto; Fernandes, ACG; Silva, S. Éllen da; Silva, ML de A.; Barros