Resumo

Título do Artigo

Análise Soft Systems Methodology da logística fluvial no Brasil
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Logística fluvial
sustentabilidade
soft systems methodology

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Ademar Alves Vilarinho Sobrinho
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Programa de Pós Graduação em Administração de Organizações
2 - Lara Bartocci Liboni
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA/RP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
3 - Luciana Oranges Cezarino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Fagen

Reumo

Com a crescente conscientização da sociedade em relação à sustentabilidade, os operadores logísticos devem também se adequar e oferecer serviços sustentáveis. Mas para que isso seja possível é necessário que haja um maior balanceamento na utilização dos modais logísticos no Brasil. Principalmente com menor utilização do transporte rodoviário e maior utilização dos modais ferroviário e principalmente fluvial.
O contexto investigado são os modais logísticos no Brasil, que devem ser melhor utilizados, principalmente por meio de um maior balanceamento em sua utilização. Desta forma seria possível ter sistemas logísticos mais desenvolvidos no Brasil.
O diagnóstico da situação problema foi realizado utilizando a metodologia Soft Systems Methodology, que auxilia na análise de temas complexos e que necessitam de reflexões sobre suas problemáticas.
A intervenção proposta foi analisada e proposta após entrevistas especialista do tema e realizar análises aprofundadas dos dados. Após este procedimento forma propostas ações que poderiam contribuir para o desenvolvimento da logística brasileira, principalmente com grande auxilio da logística fluvial
Os resultados apontaram que a logística brasileira esta "ficando para trás", e necessita se desenvolver de forma rápida, principalmente sendo necessário apoio da gestão pública para que a infraestrutura seja melhorada. Para que assim seja possível ter um sistema logístico brasileiro de menor custo e mais sustentável.
Contribuição para que sejam desenvolvidos modelos logísticos mais sustentáveis, mais rápidos e de custo reduzido. Para que assim a sociedade possa usufruir de serviços mais tecnológicos e desenvolvidos.