Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS DOS INCENTIVOS GOVERNAMENTAIS SOBRE ATIVIDADES DE INOVAÇÃO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

inovação
pesquisa e desenvolvimento
incentivo governamental

Área

Gestão da Inovação

Tema

Políticas, Estratégias, Instituições e Internacionalização da Inovação

Autores

Nome
1 - Marcelo Koji Kawabata
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA
2 - Alceu Salles Camargo Jr
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
3 - Eduardo Kazuo Kayo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

Esta pesquisa aborda os principais aspectos e impactos dos incentivos governamentais sobre as atividades de P&D privado que favorecem as atividades de inovação tecnológica.
Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar os principais incentivos governamentais e seus impactos sobre as atividades de P&D privado, bem como identificar quais tipos de incentivos governamentais diretos são mais favoráveis às atividades de inovação.
A base teórica do trabalho é o Sistema Nacional de Inovação com referências nos estudos de Freeman (1981), Mazzucato (2018) e Nelson (1993) que destacam o papel dos governos nacionais em estabelecer e coordenar políticas de forma sistêmica para fomentar iniciativas de inovação.
Desta forma, o estudo utiliza metodologia de natureza quantitativa com a utilização de painel de dados no período de 2010 a 2020 para verificar as relações destes incentivos governamentais sobre as atividades de P&D privado e inovação.
Os resultados indicam associação positiva e significativa entre incentivos governamentais e atividades de P&D e inovação de forma mais acentuada nos setores de alta tecnologia e em empresas de pequeno porte.
Os incentivos governamentais sobre as atividades de P&D privado favorecem as atividades de inovação tecnológica com resultados mais evidentes a médio prazo, principalmente em empresas de pequeno porte e nos setores de maior intensidade tecnológica.
Freeman, C. (1981). Technical innovation and national economic performance: Papers from a workshop held at the Institute of Production, Aalborg University Centre, December 8, 1980. Aalborg, Denmark: The Institute. Mazzucato, M. (2018). The entrepreneurial state: debunking public vs private sector myths. Penguin Random House Books. Nelson, R. R. (1993). National innovation systems: a comparative analysis. Oxford Univ. Press.